Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Apresentação de trabalhos e palestra compõe a programação do 11º Simpequi

Apresentação de trabalhos e palestra compõe a programação do 11º Simpequi

Apresentação de trabalhos e palestras deram continuidade à programação do 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI, na manhã desta segunda-feira (29), no Blue Tree Towers - Rio Poty. O evento tem como tema "A Química Verde no Universo Educacional" e visa difundir e promover a troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores.

11° Simpequi concentra uma média de 350 participantes e 335 trabalhos

O Simpósio, em sua 11º edição, contabiliza uma média de 350 participantes, e 335 trabalhos, entre pôsteres e comunicações orais de várias regiões do Brasil e um do México, mostrando que o evento está tomando dimensões maiores. Durante a manhã, foram expostos 163 pôsteres e 05 trabalhos orais de temas relacionados à Educação Química.

Aline da Silva Santos, professora de Escola Municipal do Sul da Bahia, apresentou o trabalho sobre Utilização de experimentos para o ensino de densidade no 9º ano do Ensino Fundamental, e destacou a importância em expor sua experiência no Simpósio. "É a oportunidade de divulgar o trabalho que fazemos todo dia em sala de aula. É uma visão do que está acontecendo na sala de aula, apesar de ser uma prática simples, é interessante divulgar. Por isso, esse tipo de evento é muito importante, porque assim, trocamos mais conhecimento".

O progressivo desenvolvimento na área de Educação em Química e a carência de eventos na área no Piauí concretizaram a realização do evento no Estado. Segundo a professora Dr.ª Mônica de Araújo, do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e uma das organizadoras do Simpequi, o evento vem suprir uma demanda de interesse sobre a discussão de novos assuntos para alunos e professores, alcançando assim, um número considerável de inscritos. Além de destacar também a importância da Química Verde no meio acadêmico. "É importante discutir novas formas de se trabalhar para preservar o meio ambiente com tecnologia verde", disse Mônica de Araújo.

O evento realizado pela Associação Brasileira de Química - ABQ, com o apoio da Universidade Federal do Piauí - UFPI, traz como tema "A Química Verde no Universo Educacional". Destinado a um público diverso, recebendo desde estudantes a pesquisadores de renome internacionais, especificamente na área da Educação Química.

No final da manhã, foi apresentada a palestra "A Química Verde no contexto mundial", ministrada pelo professor Dr. Reinaldo Camino Bazito (USP) e apresentada pela professora Dr.ª Mônica Regina Silva de Araújo (UFPI). Reinaldo Bazito falou da importância de se realizar o simpósio e de abordar o tema da Química Verde. "Principalmente por ser um evento na área da educação, é essencial discutira a Química Verde a entre este público, porque a educação é um ponto chave. Temos que ensinar as pessoas o significado da Química Verde, como aplicá-la, como usá-la; então, temos que começar na base, no aluno, por isso é essencial esse tipo de programa", explicou Bazito.

Prof. Dr. Reinaldo Bazito, da USP, ministrou a palestra "A Química Verde no contexto mundial"

Robério Fernandes, diretor nacional da ABQ, ressalta que o Simpósio, por realizar a reunião da comunidade acadêmica, possibilita uma difusão de conhecimento. "A grande importância é oportunizar um espaço para reunião da comunidade científica, envolvendo profissionais com muita experiência, estudantes e jovens profissionais, onde eles possam discutir conhecimento, novas formas de atuação", disse.

Professora Dr.ª Cleide Maria da Silva Leite, do Departamento de Química da UFPI, e presidente do 11º Simpequi, destacou o Simpósio como um meio dos alunos alcançarem uma visão melhor da área de ensino, por meio do contato com representantes acadêmicos de todo o país com seus trabalhos e pesquisas. Também falou sobre a carência de discussão de temas relacionados à Química Verde. "Estamos discutindo temas da área da educação e o tema geral que é Química Verde, porque nossa ideia é de que esse tema seja discutido de forma mais ampla no Nordeste. Ao mesmo tempo, levá-lo para as escolas de ensino médio".