Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Núcleo de estudos de Física e Matemática realiza a palestra "As finalidades do ato Educativo na Perspectiva Histórico-Cultural"

Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 09h37

Na noite da última sexta-feira (13) foi realizada a palestra "As finalidades do ato Educativo na Perspectiva Histórico-Cultural", promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Física e Educação Matemática (NUPEFEM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento aconteceu no auditório da Física, no Centro de Ciências Naturais (CCN), às 18h.

Palestra integra cronograma de atividades do NUPEFEM

Segundo o professor Neuton Alves de Araújo, coordenador do NUPEFEM e dirigente da programação, a iniciativa é a primeira ação de um cronograma de atividades planejado pelo Núcleo para o período letivo 2020.1.

"Ao longo deste semestre teremos palestras, rodas de conversa, entre outras. O cronograma já está estruturado e conta com discussões sobre várias temáticas que atendem às necessidades dos nossos alunos, tanto no campo de ensino de Física, quanto da educação Matemática", afirma o professor.

A palestra foi ministrada pela Profa. Eliana Alencar, doutora em Educação e pesquisadora do campo da Teoria Histórico-Cultural. Ela destaca que a abordagem de sua palestra trata da importância de discussões mais humanizadas nas áreas de ensino no campo das ciências exatas e explica como isso se aplica ao trabalho educativo nas escolas.

"Embora a discussão seja na área do ensino de Física e Matemática, quando tratamos de educação, na perspectiva histórico-cultural, falamos de educação como um processo que forma o ser humano. E nessa perspectiva teórica, isso significa promover condições para que esse ser humano desenvolva funções psicológicas que são essenciais para o seu desenvolvimento social", explana Eliana.

A doutora em Educação ressalta ainda que "o trabalho educativo, se não promove essa abordagem humanizada e social por parte dos professores no trabalho educativo sistematizado na escola, dificilmente desenvolverá os indivíduos de maneira qualitativa".

As programações do NUPEFEM são abertas a toda a comunidade acadêmica e serão realizadas quinzenalmente na Universidade.