Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia curso de conversação com intercambistas do Talk em Teresina

UFPI sedia curso de conversação com intercambistas do Talk em Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está sediando desde o dia 22 de julho o Projeto Talk, que tem como objetivo realizar um curso intensivo de conversação em inglês com intercambistas de diversos países. O projeto é uma iniciativa da AIESEC, uma organização de estudantes sem fins lucrativos presente em 114 países do mundo, que procura promover a paz através de intercâmbios e desenvolver o potencial dos jovens.

A AIESEC Teresina é uma extensão do comitê da organização em Fortaleza, e conta com 45 membros divididos em 5 departamentos: Incoming Exchange (ICX), que trata da vinda de intercambistas para o Piauí; Outgoing Exchange (OGX), que é responsável por levar pessoas do Piauí para outros países; Team Manager (TM), que é responsável por gerenciar todos os grupos; bem como os departamentos financeiro (FIN) e de comunicação (COM). A AIESEC conta com o Host Family Program, um programa que seleciona famílias teresinenses para hospedarem os intercambistas e o Buddy Program, que seleciona pessoas que acompanharão os trainees como guias e facilitadores de sua integração.

As intercambistas Francesca, Rida e Bunafsha, membros da AIESEC Teresina e alguns alunos do Projeto Talk

Contando com trainees do Egito, da República Tcheca, do Peru, do Tadjiquistão e do Canadá, o projeto acontece durante a manhã e noite na UFPI, e à tarde na NOVAFAPI, sendo realizado até o dia 27 de agosto. De acordo com um dos membros da AIESEC Teresina, Jacob Eliachar, o projeto conta com conversações em inglês sobre temas socialmente relevantes. "Os temas tratados são de interesse global, como problemas sociais, aspectos culturais, políticos e econômicos. São ao todo seis intercambistas, Francesca, do Peru; Bunafsha, do Tadjiquistão; Rida, do Canadá; Adbelmessih, do Egito; e duas garotas da República Tcheca, Sona e Petra. Todos são jovens universitários que se interessaram pela iniciativa e procuraram a AIESEC em seus respectivos países para virem para cá executar o projeto", disse.

A intercambista Bunafsha Sirojidinova, estudante de Finanças na Tajik National University, no Tadjiquistão, comentou sobre as diferenças culturais entre o país asiático e o Brasil. "A cultura brasileira é bastante diferente da minha, na dança, na música e no comportamento das pessoas. As pessoas aqui são muito receptivas e eu estou gostando da experiência", disse.

Bunafsha se apresentou aos alunos mostrando artefatos típicos do Tadjiquistão

Já a trainee Rida Nasim, estudante de Administração de Negócios na Wilfrid Laurier University, no Canadá, falou sobre suas expectativas sobre o país e o projeto. "Um amigo meu que veio antes ao Brasil me disse que seria uma experiência muito boa, porque as pessoas são bastante receptivas. Ao chegar aqui, confirmei que as pessoas são realmente legais, todos estão sempre me cumprimentando e conversando comigo. Sobre o projeto, eu não esperava que as pessoas fossem querer conhecer minha cultura e meu país. Isso é muito interessante, estou aproveitando a experiência", destacou.

Rida apresentou os diversos aspectos do Canadá aos alunos

A estudante de Engenharia de Produção na UFPI Marina Assunção, além de fazer parte da AIESEC Teresina, faz parte também do Buddy Program, atuando como buddy de Bunafsha. "Eu escolhi ser buddy porque eu já tinha um contato com a Bunafsha através do Facebook, e eu acompanho ela nas saídas, a visito na casa onde está vivendo e explico como funciona a cidade, como ela pode se locomover, dentre outras coisas. A experiência é ótima, porque eu nunca ouvi falar desse país antes e a cultura é muito diferente, e eu estou aprendendo muito com ela. É uma experiência que vou levar para a minha vida", conta.

Alunos do projeto em momento de conversação com a peruana Francesca

As aulas, na UFPI, estão acontecendo na sala 586, Bloco 8 (Engenharia Elétrica) do Centro de Tecnologia, e poderão ser feitas inscrições presenciais no horário das aulas até o dia 1 de agosto. Para mais informações, acesse o site do Projeto Talk.