Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NESP promove palestra sobre as "Alterações da Legislação da APS da Gestão ao Território - Parte I”

Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 08h58

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da programação da Unidade Pedagógica “Seminários Integrados do Curso de Especialização em Saúde Pública” no âmbito do projeto: “A Nova Formação em Saúde Pública” NESP – UFPI, realizou na manhã desta sexta-feira (13), a palestra sobre as "Alterações da Legislação da APS da Gestão ao Território - Parte I”. O evento aconteceu no auditório 2 da Pós-Graduação do CCHL – UFPI.

O terceiro “NESP CONVIDA” oportunizou uma discussão sobre as diversas portarias, notas técnicas e notícias que o Ministério da Saúde publicou desde a criação do Previne Brasil, que traz a nova forma de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS).

saudepublica-2.jpg

Realização dos Seminários Integrados do Curso de Especialização em Saúde Pública

A programação do evento contou com as palestras da Lávia Raymme Soares e Silva sobre indicadores de desempenho do Previne Brasil; Roniele Araújo de Sousa com as atualizações sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde; e Osmar de Oliveira Cardoso sobre o cenário do NASF com o novo financiamento da APS. Foram debatidas também questões sobre o cadastro do usuário, valor per capita para APS e indicadores de desempenho.

De acordo com a professora Lúcia da Silva Vilarinho, gerente do NESP da UFPI, a discussão sobre o novo financiamento e desmonte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF é realizada com protagonismo dos professores do NESP e inclusive dos profissionais da rede de saúde. “É uma forma dos discentes e profissionais da área apropria-se da reformulação dessas portarias para compreenderem o impacto e dessas novas reformulações que trazem ao atendimento da população graves consequências na área da saúde”.

saudepublica 1120200313130031

Professora Lúcia da Silva Vilarinho, gerente do NESP da UFPI

Segundo o professor Osmar de Oliveira Cardoso, do Departamento de Bioquímica e subcoordenador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública – NESP da UFPI, a ideia desses núcleos de palestras é trazer discussões sobre as novas alterações referentes à atenção primária a saúde pública. “O objetivo é construir uma ponte entre a universidade e outros setores públicos, porque as novas portarias vão reger as formas como a Atenção Primária à Saúde é organizada ou reorganizada no Brasil, assim como seu funcionamento, fluxo de usuários, investimentos e financiamento", explana.

saudepublica 520200313130314

Professor Osmar de Oliveira Cardoso, do Departamento de Bioquímica e subcoordenador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública – NESP da UFPI

O estudante Lucas Gomes, do curso de Especialização em Saúde Pública, NESP-UFPI-REDESCOLA, afirma que esses eventos são importantes para entender e aprender todas as alterações que o país está passando com profissionais da área da saúde. “A universidade deve ser um espaço para aprofundar os conhecimentos e também para debater e discutir ideias e enfrentamentos para o futuro desses cortes na área da saúde", ressalta.

saudepublica20200313130531

Estudante do curso de Especialização em Saúde Pública, Lucas Gomes

O evento contou com a participação das dentistas da Gerência de Atenção Básica da Secretaria do Estado de Saúde – SESAPI, Ariana Gualter e Adriana Araújo; a pesquisadora da FIOCRUZ, Simone Freitas; a professora do Departamento de Enfermagem, Elisiane Bonfim, representando a Vice-Reitora UFPI e a Pró-reitoria de Ensino de Graduação; professores do NESP, representando os sete cursos de saúde da UFPI, além de profissionais do SUS da rede estadual e municipal, e estudantes do curso de Especialização em Saúde Pública, NESP-UFPI-REDESCOLA.

Confira mais foto do evento aqui.