Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: Projeto Pré-Enem popular realiza inscrições de jovens em comunidades

Bom Jesus: Projeto Pré-Enem popular realiza inscrições de jovens em comunidades

Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 17h37

O Projeto de Extensão Pré-Enem Popular Vale do Gurguéia, do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, tem como objetivo democratizar o acesso à universidade para jovens de classes populares e em situação de baixa renda. O curso é ofertado gratuitamente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) à comunidade externa.

sdfdfdsfdf.jpg

Inscrição na Praça do Fórum – Centro Bom Jesus

Segundo a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Socorro Silva, o objetivo dessa ação é democratizar o processo de inscrição, aproximando a universidade da comunidade, garantindo ampliação do acesso às oportunidades da inscrição de jovens no projeto. “É um desafio enorme, porque é praticamente outro curso, exige um processo de formação dos estudantes da UFPI para o exercício da prática docente, ao mesmo tempo continua sendo um desafio à evasão escolar. Também é muito gratificante porque expressa a responsabilidade social da universidade com a comunidade externa”, esclarece.

fdfdfdfdf.jpg

O projeto, que tem mais de 12 anos, atualmente conta com duas turmas que ofertam 100 vagas para jovens oriundos de escolas públicas, famílias de baixa renda e atendidas por programas sociais. Para realizar a inscrição, o candidato deve doar um 1 kg de alimento não perecível que será, posteriormente, distribuído em cestas por meio de uma ação social para terceirizados do Campus, com apoio da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

dsdsdsdsdsdsd.jpg

A coordenadora ressaltou, ainda, que a participação da UFPI, por meio da Pró-Reitoria da Extensão e Cultura (PREXC), tem sido fundamental para garantir as condições de funcionamento do projeto que aprovou recursos para oito bolsistas que são estudantes dos cursos de graduação da UFPI, além de contar com toda uma estrutura logística de transporte, com oferta de ônibus e com uma estrutura física de salas de aulas, laboratório de informática, auditórios e biblioteca.

swewewe.jpg

Aula Inaugural do Pré-Enem

De acordo com a coordenação da iniciativa, o processo sempre foi seletivo, com realização de uma prova escrita de redação. Este ano, em decorrência do número de inscritos, a equipe resolveu não realizar teste seletivo. No dia 16 de março, como de praxe, será realizada a Aula Inaugural com palestrantes, mediada pela Profa. Dra. Lucineide Barros (UESPI) e Profa. Me. José Luís (UFPI). Na ocasião será realizada a assinatura do termo de compromisso de assiduidade pelos estudantes nas aulas semanais.