Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Química da UFPI promove o I COREQUI

Departamento de Química da UFPI promove o I COREQUI

O Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá o I Congresso Regional de Estudantes de Química - COREQUI, no período de 30 de julho a 03 de agosto, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus Ministro Petrônio Portella.

O evento tem como tema ‘‘O Papel da Química no Desenvolvimento Sustentável". Os participantes poderão discutir temas relacionados com: avanço de novas tecnologias, sociedade, crescimento econômico e ações para preservação do meio ambiente. Na programação, estão previstas atividades atividades como minicursos, palestras, sessões coordenadas e apresentações de trabalhos científicos em áreas como Bionanotecnologia, Bioinorgânica Medicinal, Química Forense, Biocombustíveis, Geoquímica Orgânica, Inovação Tecnológica; além de eventos socioculturais.

O coordenador do evento, Prof. Dr. Welter Cantanhêde, ressalta a importância do evento como atividade que possibilita a discussão sobre questões relacionadas ao cotidiano e a qualidade de vida. "O desenvolvimento sustentável está relacionado com a preservação dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Essa prática sugere a qualidade em vez da quantidade, ao incentivar a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. A busca do equilíbrio entre o crescimento econômico e o meio ambiente é fundamental para que não possamos comprometer gerações futuras. Neste sentido, sabemos que a Química, como ciência central, pode contribuir decisivamente nesta questão." disse Cantanhêde.

As palestras de abertura do I COREQUI serão realizadas dia 30 de julho, às 19h, no Espaço Noé Mendes, e serão ministradas  pelos pesquisadores: Prof. Dr. André Galembeck, Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE, UFPE) e Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho (USP), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador de Destaque da Química Nova 2013.

Folder do evento

Para mais informações: www.ufpi.br/corequi2013