Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza ações da Semana Nacional do Sono

UFPI realiza ações da Semana Nacional do Sono

Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 16h27

84078362_1482361958588720_8845490965792686080_o.jpg

A Semana do Sono é uma campanha nacional de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. O evento acontece na semana do dia 13 a 19 de março, e a Universidade Federal do Piauí mais uma vez continua como instutuição parceira do evento. A Semana do Sono terá uma extensa programação com palestras, ação social e consultório de atendimento.

O objetivo do evento é levar conhecimento científico para a população, informando e educando a sociedade sobre a importância de uma noite de sono de qualidade e as consequências fisiológicas, comportamentais e sociais dos distúrbios de sono.

A campanha foi criada pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e tem como base o evento Dia Mundial do Sono, promovido pela World Sleep Federation. O Dia Mundial do Sono, dia 13 de março, é uma campanha global que acontece anualmente no mês de março e reúne instituições, pesquisadores, profissionais da saúde e a sociedade em geral para dialogar sobre a importância do sono e os impactos dos distúrbios do sono. O slogan da campanha de 2020 é: "Sono e Sonhos Melhores para um Mundo Melhor". O evento acontecerá em aproximadamente 80 cidades brasileiras.

Na UFPI as ações são coordenadas pelo Professor Renato Mendes, docente do Curso de Medicina de Picos, pesquisador sobre Sono e Cronobiologia, e serão desenvolvidas com os alunos do projeto de extensão: “Educação é arte. Saúde é sono", do BIASE – Projeto “Com fome de sono - A Influência da má qualidade de sono nos hábitos alimentares” e  do PET SAÚDE – Grupo de Saúde Mental.

“Nesse ano a novidade é que a cidade de Picos faz parte das ações da Regional Piauí e entra no calendário de atividades da ABS. “Ficamos felizes em poder desenvolver atividades tanto na capital como no interior, promovendo conhecimento e desenvolvendo ações de saúde e qualidade de vida. Vale ressaltar que as atividades são planejadas e desenvolvidas pelo alunos dos Projetos de Extensão e do PET SAÚDE, ou seja, os alunos tem oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos, bem como conscientizar a população em geral, tanto dentro como fora do campus, para importância do sono para qualidade de vida”, pontua o Prof. Renato Mendes.

Confira no site a programação completa no Piauí e participe!