Dia 28 de Abril comemora-se o Dia Nacional da Caatinga. Como forma de refletir sobre a importância da conservação do terceiro maior bioma brasileiro e o principal do Nordeste, acontecerá entre os dias 28 e 30 de abril, o III Encontro Regional da Caatinga.
O encontro é coordenado pelos professores doutores Ivanilza Moreira de Andrade e Jesus Rodrigues Lemos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Jesus Rodrigues Lemos e Ivanilza Moreira de Andrade
"A Caatinga é um Bioma unicamente brasileiro, ocupando cerca de 11% do território do país e foi definido como Reserva da Biosfera da UNESCO e reconhecido como umadas 37 grandes regiões naturais do planeta, conforme estudo coordenado pela Conservation Internacional", destacam os Coordenadores do evento.
Ressaltam ainda que o intuito principal do evento é despertar e conscientizar a comunidade regional sobre a importância de conservar o Bioma Caatinga. A preservação é fundamental para o equilíbrio ambiental, bem como sua conservação e o manejo sustentável de sua biodiversidade", explicam.
O evento contará com diversas atividades de forma que resultará em uma discussão inter/transdisciplinar da importância deste Bioma no país, tanto do ponto de vista biológico, quanto social.
De acordo com o Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos, a terceira edição do evento é muito mais ampla e interdisciplinar. “Os participantes poderão ter contato com o panorama atual do Bioma através de palestras, minicursos, oficinas, exposições botânicas, enfim, interagirem e trocarem conhecimentos diversos sobre este valioso e peculiar ambiente brasileiro”, disse.
Para mais informações sobre programação, inscrição e normas de submissão de trabalhos, acesse o site do evento.