Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Psicóloga do NASF realiza palestra sobre saúde mental para alunos de Enfermagem

Psicóloga do NASF realiza palestra sobre saúde mental para alunos de Enfermagem

Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 15h26

Alunos do quinto e oitavo período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí reuniram-se no Auditório de Enfermagem para uma palestra realizada por Tatiane Vila Nova, psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). A psicóloga apresentou aos alunos os serviços oferecidos pelo NASF, além de discutir sobre saúde mental e atenção básica.

PALESTRA NASF 2020 920200311113658

A coordenadora do evento Profa. Dra. Márcia Astrês introduz a palestra aos alunos

“Atualmente, os NASF de Teresina são compostos por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, e esses profissionais atuam buscando extrair o potencial máximo das equipes de saúde da família e ajudar a população no que ela mais precisar”, explica Tatiane. Ressalta, ainda, que a intenção da saúde primária é evitar com que a população passe para um setor de saúde mais complexo, de média ou alta complexidade. "Tentamos reter algumas problemáticas para que a população se sinta acolhida e sinta que tem os seus direitos garantidos”.

PALESTRA NASF 2020 320200311144235

Tatiane Vila Nova, psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)

Segundo ela, um dos objetivos da palestra é ampliar a visão dos estudantes sobre saúde. “A saúde primária não trabalha só o lado curativo, mas também prevenção à saúde, educação em saúde. Hoje, todo trabalho em torno da saúde é justamente para prevenir doenças”.

Aline Medeiros, estudante da Universidade, afirma que discutir sobre saúde mental ajuda na orientação dos alunos para situações futuras. “A saúde mental hoje em dia é um tabu, então nós, como estudantes de Enfermagem, não sabemos como lidar com esses casos. Quando isso é abordado na graduação, ficamos mais preparados para essas cenas”, diz. Além disso, ela afirma que é essencial abordar a saúde mental do profissional. “O mais importante é ter uma boa saúde mental para atender o paciente. Nós estamos em constante pressão”.

A coordenadora do evento Profa. Dra. Márcia Astrês acredita que, por meio da saúde primária, o profissional adentra o universo familiar, podendo identificar situações em que muitas vezes nem a própria família se deu conta de que algum familiar tem um transtorno mental. “Além de fazer articulação dos serviços de saúde como uma instituição, é importante que o estudante incorpore na sua formação essa ideia de que o portador de transtornos mentais pode ser encontrado em qualquer espaço. É importante para despertar precocemente no aluno a importância desse olhar, desse cuidar da pessoa de forma integral na atenção primária”, afirma.

PALESTRA NASF 2020 620200311152223

Coordenadora do evento, Profa. Dra. Márcia Astrês

O NASF hoje conta com mais de dez unidades em Teresina, além de trabalhos como um grupo de dança para idosas e atendimento domiciliar para puérperas.

Confira todas as fotos do evento.