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16 de março - Dia do Ouvidor; conheça mais sobre o papel da Ouvidoria da UFPI

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Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 08h54

No dia 16 de março é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Ouvidoria foi instituída pelo Ato da Reitoria nº 858/09, constituindo-se em um canal de comunicação entre discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, gestores e a comunidade externa.

Chefiada pela Profa. Maryneves Saraiva Arêa Leão Sousa, a Ouvidoria Interna da UFPI exerce o papel de mediadora entre partes conflitantes no ambiente universitário, buscando o resgate da cidadania ao tempo em que monitora o objeto das demandas. Suas atribuições são: receber demandas, reclamações, sugestões, consultas, elogios e encaminhar aos setores envolvidos, garantindo sigilo das informações, o respeito à crença e a cortesia no trato e proceder as devolutivas às instâncias originárias. A Ouvidoria e o Sistema Eletrônico de Serviços de Informações ao Cidadão (e-SIC) da UFPI facilitam, portanto, o acesso do usuário cidadão aos serviços prestados pela Instituição.

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Ouvidora da UFPI, Profa. Maryneves Saraiva Arêa Leão Sousa

“Nesse caminho percorrido, sentimos o crescimento do trabalho como mediador cordial. Com uma linguagem cidadã, minimizamos conflitos, tratamos de prazos, e firmamos com as palavras do nosso gestor máximo, “de reforço à gestão compartilhada e dialogada”, pois o diálogo quando bem orientado, ativa a esperança e a crença nas instituições. Buscamos sempre oferecer o melhor, de forma humanizada, e acreditamos que a nossa função foi e é transformadora no sentido das pautas demandadas se transformarem em possibilidades de crescimento institucional”, explica a Profa. Maryneves Saraiva.

De janeiro a dezembro 2019, a Ouvidoria registrou um total de 1303 demandas, com 1302 casos respondidos e apenas 1 encaminhado para o setor responsável. Dentre os principais assuntos estão: acadêmicos, administrativos, assistência ao aluno, Copese e diversos.

“O desafio é fazer com que a sociedade civil brasileira se aproxime mais do Estado, e das instituições públicas, conhecendo o seu funcionamento, quais são os seus limites, quais são as suas possibilidades, esse intercâmbio e essa comunicação com as pessoas nos servem de lição individual e coletiva”, destaca a Ouvidora da UFPI.

A Ouvidoria e o e-SIC já possuem salas próprias desde 2017 com compartilhamento de funções. O acesso à Ouvidoria/SIC se dá no espaço do Campus Ministro Petrônio Portella, no Prédio da Pró-Reitoria de Extensão(PREXC), com realização de atendimentos individualizados, presenciais, como também no link da Ouvidoria no site da UFPI, (http://www.ufpi.br), e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), (https://sistema.ouvidorias.gov.br), http://www.acessoainformacao.gov.br/, https:// sistema.ouvidorias.gov.br/ como, através de e-mail () e via telefone (086 3237-2104).

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Este ano, em comemoração ao Dia do Ouvidor, estão sendo realizadas rodas de conversa com unidades gestoras da Instituição, com o intuito de fortalecer o diálogo entre a Ouvidoria e a gestão interna da UFPI.

Para 2020, a Profa. Maryneves Saraiva ressalta a continuidade dos atos normativos internos e das campanhas internas sobre e-SIC e Ouvidoria, ampliação da equipe (Ouvidoria e e-SIC), as capacitações da equipe de apoio à Ouvidoria e-SIC, seminários, palestras nos câmpus da UFPI, programas de rádio, escritas de artigos sobre o papel das Ouvidorias Universitárias e do e-SIC, além de ações de interiorização.

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