Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI recebe estudantes para desenvolvimento de atividades acadêmicas

HU-UFPI recebe estudantes para desenvolvimento de atividades acadêmicas

Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 14h30

Na manhã desta terça-feira (10), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recepcionou, em solenidade realizada no auditório do Hospital Universitário (HU-UFPI), os alunos dos cursos de graduação e ensino técnico que irão desenvolver, ao longo deste semestre letivo, atividades acadêmicas no Hospital. O evento, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFPI, objetivou acolher os discentes no campo de prática e abordar as normas institucionais que orientam as ações nesse ambiente.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.5420200310123938

Solenidade aconteceu no auditório do Hospital Universitário (HU-UFPI)

Durante o evento, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressaltou que não apenas para a área de saúde, mas para diversos outros cursos, o Hospital Universitário tem se destacado como campo de prática. “Estamos recebendo hoje alunos que irão aproveitar toda a estrutura de um hospital de referência para aprimorar sua formação. É importante que aproveitem cada espaço, cada laboratório e, especialmente, o corpo técnico que supervisionará as atividades”, afirmou.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.5620200310120910

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

O Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, observou que o Hospital Universitário, cumprindo sua função de hospital escola, contribui com a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação, por meio da oferta de estágios, residências e outras atividades que fomentam o ensino, a prática de pesquisa e a extensão. “Somos integrantes da UFPI e aqui vocês poderão desenvolver um aprendizado que fará a diferença na vida profissional”, frisou o Superintendente.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.5820200310121209

Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Julieta Sanchez, enfatizou o papel da UFPI para o desenvolvimento do Piauí. “Nosso papel é servir ao Estado e atuar para seu crescimento. Para isso, essa Instituição forma, com excelência, os melhores profissionais”, disse.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.5320200310121726

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Julieta Sanchez

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Profa. Dra. Marta Rosal, falou sobre as vantagens de realização de atividades práticas na formação acadêmica. “A ideia, hoje, é inserir o mais cedo possível os alunos no campo de prática, o que nos exige bem estruturar esse cenário e estarmos preparados para recebê-los, supervisioná-los e orientá-los de tal maneira que o aprendizado possa ser potencializado aqui no hospital”, declarou.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.4920200310122214

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Profa. Dra. Marta Rosal

A Gerente Administrativa do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro, avaliou positivamente as atividades acadêmicas realizadas no Hospital Universitário, com planejamento e acompanhamento da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFPI. “Tudo isso é resultado de um trabalho incansável de gestores e colaboradores, alicerçado no profissionalismo da equipe, que atua com paixão pelo que faz”, observou.

Estágios

A Coordenadora Geral de Estágio da UFPI, Profa. Ma. Maria Rosália Ribeiro Brandim, reiterou a necessidade de cumprimento, pelos alunos, dos requisitos que permitem que os campos de estágio estejam legalmente amparados para receber o corpo discente. Além disso, pontuou o impacto que as atividades de estágio têm na formação profissional. “Exatamente por isso, trabalhamos para que essa experiência seja profundamente positiva para vocês”, afirmou.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.4620200310123303

Coordenadora Geral de Estágio da UFPI, Profa. Ma. Maria Rosália Ribeiro Brandim

O Superintendente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFPI, Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto, destacou a importância da prática para os alunos dos cursos técnicos da UFPI. “Ficamos orgulhosos ao ver nossos alunos desenvolvendo estágios no HU, casa que sempre os recebeu muito bem. E a experiência aqui adquirida é um legado muito valioso”, observou.

WhatsApp Image 2020 03 10 at 11.58.4720200310123708

Letícia Gabriely Madeira de Anchieta Silva, aluna do 7º período de Nutrição e que vai realizar, neste semestre, estágio no HU-UFPI, destacou que a atividade permite a aplicação de conhecimentos teóricos e agrega valores que são essenciais para a atuação profissional. “O estágio permite acompanhar de perto a rotina e a realidade desse tipo de serviço. Podemos observar os desafios de lidar com imprevistos e as possibilidades para nossa atuação”, comentou.