Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fiocruz/UFPI inicia seleção do Mestrado Profissional em Epidemiologia

Fiocruz/UFPI inicia seleção do Mestrado Profissional em Epidemiologia

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), iniciou o processo de seleção do Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza. O Mestrado é uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), UFPI e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

As provas estão sendo aplicadas pelas professoras da FIOCRUZ, Mariza Miranda Theme Filha, Silvana Granado Nogueira da Gama e Inês Mattos, coordenadoras do Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza. A seleção será realizada em três etapas: prova de inglês, prova escrita e entrevista com análise de projeto e currículo. Tanto o processo de seleção como as aulas presenciais ocorrerão nas dependências da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina, Piauí. O curso oferece 25 vagas e apresenta estrutura modular, realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 45 horas/aula cada, em um período de duração de 24 meses.

Professoras Silvana Granado, Inês Mattos e Mariza Theme

Segundo a professora Mariza Theme, a seleção teve cerca de 250 inscritos, com 200 inscrições homologadas, superando as expectativas. "Diante da grande procura de profissionais de diversas áreas, com projetos de pesquisa tão diversificados, mas que abordam exatamente os temas que são prioritários, nós consideramos que este Mestrado trará grandes benefícios tanto para os profissionais, devido à capacitação, quanto para a população, pois traz novas visões a respeito das doenças que ocorrem na região", afirmou.

O mestrado tem seu foco em doenças transmissíveis relacionadas à pobreza como hanseníase, filariose, esquistossomose, oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa da cegueira, controle dos geohelmintíases e de outras; em consonância com o Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde para enfrentamento de doenças com possibilidades concretas de controle e eliminação. E tem como público-alvo técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem na área da saúde, preferencialmente na Vigilância em Saúde das três esferas de governo, nos estados do Piauí e Maranhão.

Quanto ao desempenho dos candidatos, as professoras afirmam que o nível está bastante elevado e acreditam ainda que a imensa procura é resultado de uma eficiente divulgação realizada pelas instituições envolvidas. "O desempenho dos candidatos na prova de inglês foi muito bom, praticamente todos foram aprovados e irão participar agora das próximas etapas. A nossa expectativa é que esse curso venha realmente suprir uma deficiência na formação de recursos humanos, em nível de Mestrado, tanto no Piauí como no Maranhão, uma vez que o curso é aberto aos dois estados. Além disso, a FIOCRUZ, a UFPI, a UESPI e a SESAPI apresentaram desde o início uma boa parceria, e esse trabalho em conjunto propiciou a enorme procura. Estamos bastante satisfeitos com a repercussão, com a procura, com o nível dos candidatos, e certamente formaremos uma turma muito boa", avaliou a professora Silvana Granado.