O Projeto de Extensão intitulado “Intervenção socioeconômica na comunidade de catadores de resíduos sólidos de Floriano: uma proposta interdisciplinar”, no âmbito do PIBEX, desenvolvido por alunos do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) e coordenado pelo professor Dr. Jairo de Carvalho Guimarães fez, no último dia 27, fez a que obtêm renda atuando no lixão de Floriano.
Entrega de cestas básicas e roupas para vários catadores de produtos recicláveis
O propósito do Projeto de Extensão é contribuir para mitigar a atual situação constatada no lixão de Floriano, onde são identificados vários contrastes no tocante às dimensões social, econômica, ambiental e no campo do trabalho, dada as condições subumanas vivenciadas pelas pessoas que por meio de lá fazem o seu meio de vida.
"Quando iniciou em 2016, o Projeto de Extensão apoiava cerca de doze catadores. Atualmente, um grupo de mais de 20 pessoas buscam, por meio da captação de material reciclável, obter alguma renda para o sustento familiar", explica o professor Dr. Jairo de Carvalho Guimarães.
O Projeto possui ações permanentes de apoio aos catadores e espera que em 2020 a estrutura do local proporcione condições mais dignas aos trabalhadores.