Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NEPSH promove I Seminário de estudos avançados em Educação na Teoria Histórico-Cultural na UFPI

Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 17h07

DSC 000820200217170238

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promove o I Seminário de estudos avançados em Educação na Teoria Histórico-Cultural. Como parte da diversificação programação, aconteceu na tarde de hoje (17) a palestra com o tema “Fundamentos teóricos-metodológicos da atividade pedagógica na teoria histórico-cultural: contribuições para a formação docente”, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE). Encontro foi conduzido pela Profa. Dra. Maria Eliza Bernardes da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

A Profa. Dra. Eliana Alencar, do curso graduação em Pedagogia e da pós-graduação em Educação, explica que o momento faz parte da atividade de extensão do NEPSH. “Nós temos um conjunto de atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2020, integrando os alunos da graduação e pós-graduação. Esse seminário é a primeira atividade do ano, então nós estamos aproveitando as defesas de dissertações e tese que temos agora no mês de fevereiro. A partir daí, tivemos a ideia de juntar as duas atividades nesse Seminário”, informa.

DSC 006120200217165649

Ela ainda avalia como bem sucedida a atividade, já que o evento teve um bom número de inscritos, assim como excelente divulgação. “Foram 152 inscrições. Os alunos têm abraçado a ideia e as atividades do núcleo de pesquisa, que trabalha com uma base teórica e epistemológica bem interessante: estuda o homem em sociedade, então tentamos explicar o fenômeno educativo a partir dessa abordagem teórica, tratando a educação como um processo social de humanização e que pode colaborar com a transformação social dos seres humanos”, destaca.

Palestra visa agregar à formação dos graduando e pós-graduandos

O encontro foi conduzido pela Profa. Dra. Maria Eliza Bernardes, que na ocasião abordou a atividade pedagógica juntamente com os fundamentos teóricos e metodológicos a partir do referencial teórico. “Fazer isso me coloca no dever de anunciar alguns princípios para entendermos de que estamos falando e do que entendemos como atividade, que é um termo recorrente no ambiente escolar. Aqui, todos têm consciente que a base que estamos nos referindo é à psicologia histórico-cultural. Ela tem Vigotsky como um dos seus grandes produtores de conhecimento”, pontua.

DSC 003820200217165455

Profa. Dra. Maria Eliza Bernardes da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) durante palestra

A palestrante ainda salienta que a produção não surge aleatoriamente, mas sim por um modo específico do pensar e do entender o homem em um mundo. “Partiremos não de um contexto cotidiano, que faz parte da linguagem recorrente da escola, em que nos reportamos à atividade pedagógica como um conjunto de execuções básicas que são feitas em sala de aula. Vamos falar de ações muito importantes dentro da sala de aula, porém não de uma forma recorrente. Nós vamos desenvolver esse conceito a partir de uma referência teórico específico baseado no pensamento de Vigotsky”, informa.

DSC 007220200217165834

Tatiane Costa, aluna do 5º período de Pedagogia e também membro do centro acadêmico do curso, auxiliou na organização do evento. Ela reconhece a importância do tema trabalhado na palestra.É de suma importância, pois nos permiti refletir sobre as dimensões subjetivas da educação assim como também re(orientar) nossas práticas enquanto estudantes ou profissionais. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky nos faz compreender a ontologia do homem enquanto ser social”, finaliza.

A programação do Seminário continua com força total. Cliquei aqui para conferir.