Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CAFS divulga cronograma do sorteio de prova didática em Administração
Início do conteúdo da página

PREXC vai lançar o Programa de Iniciação à Extensão no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nessa quarta (19)

Imprimir
Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 10h31

A partir do dia 19 de fevereiro de 2020, professores e técnico-administrativos com nível superior dos Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) poderão submeter seus projetos de extensão por meio do Programa de Iniciação à Extensão no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PIEX EBTT), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC). O lançamento do Edital 001/2020 PIEX EBTT, será na quarta-feira (19), no Salão Nobre da Reitoria, às 9h.

Segundo a Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, o edital atende a uma demanda percebida durante a realização da PREXC Itinerante. “Já tínhamos conseguido atender a uma parte dessa demanda inserindo os professores dos Colégios Técnicos nas nossas resoluções, porque antes eles não podiam ser coordenadores das atividades de extensão e hoje eles podem. Já tínhamos estabelecido algumas parcerias, como a exposição dos trabalhos de extensão desenvolvidos no CTT durante o SEMEX, e agora essa parceria está se ampliando a partir do Edital do PIEX EBTT, que será lançado através da PREXC, permitindo que os projetos sejam cadastrados e certificados pela PREXC, conforme solicitação dos docentes e técnico-administrativos dos Colégios Técnicos”, explicou.

cleania nova foto20200219090352

Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva

O Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho, destacou que o Edital atende aos docentes e técnicos do Colégio que já realizam ações com as comunidades e poderão ampliá-las via PREXC. “A ideia é de integrar o CTT junto a PREXC para institucionalizar as ações de extensão. Já realizamos ações de extensão no CTT, mas ainda não apareciam como ações institucionalizadas”, frisou.

 cttprexc 2320200217101747

Diretor do CTT, Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho

Para o Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto, essa parceria é o que Superintendência já programava, o que vai permitir ampliar a atuação dos projetos de extensão e levar os estudantes dos cursos de Agropecuária, Informática e Enfermagem para atenderem as comunidades. “O que as escolas queriam era participar dos projetos de extensão da UFPI. Isso faz com que abram as portas tanto para o magistério superior vir para as escolas como para as escolas participarem dentro do magistério superior. Antes os projetos eram internos, nós começamos aqui, é uma luta de cinco anos para cá, e vem, a cada ano, crescendo mais. Buscamos agora novos espaços, queremos chegar na Universidade, no magistério superior, assim também como sair dos muros da UFPI”, explicou.

 OFICNA PREXC CTT20200217102709

Superintendente de SEBTT, Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto

A Pró-Reitora Cleânia Sales também defende a articulação entre os ensinos e o atendimento das comunidades por meio da extensão. “Uma das ações da PRECX em 2020 é fortalecer essa articulação entre ensino técnico, graduação e pós-graduação através de atividades de extensão, trabalhando com professores, técnicos e estudantes. Entendemos que essa articulação vem a fortalecer a extensão universitária, a qualificação dos nossos alunos e dos profissionais que formamos em nível técnico, de graduação e de pós-graduação. E fortalece, também, o compromisso político de todos que é de atender as demandas da sociedade”, destacou.

Oficina com os docentes e técnicos do CTT

Na manhã da última quarta-feira (12), foi ministrada uma oficina para docentes e técnico-administrativos sobre elaboração e tramitação de projetos de extensão, no Auditório do CTT. A Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, e o Coordenador da Coordenadoria de Programas, Projetos e Eventos Científicos e Tecnológicos (CPPEC), Prof. Dr. Antônio Aécio de Carvalho Bezerra, foram os ministrantes.

O Superintendente da SEBTT, Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto, e o Diretor do CTT, Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho, também participaram da oficina.

PHOTO 2020 02 13 14 11 54 120200217104113

Participantes da oficina no CTT

Confira mais fotos da oficina aqui.

Lançamento do PIEX EBTT

O lançamento do Programa de Extensão - PIEX EBTT será no dia 19 de fevereiro de 2020, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria. Também será lançado o Programa de Iniciação Científica – PIC – EBTT, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPESQI.

Confira o convite:

PHOTO 2020 02 15 10 39 5120200217101944

Fim do conteúdo da página