Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura brinquedoteca do curso de Pedagogia

UFPI inaugura brinquedoteca do curso de Pedagogia

A coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comemorou, nesta quarta-feira (17), a inauguração do Laboratório Lúdico Pedagógico Espaço Peter Pan. Localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE), o espaço foi idealizado para incentivar a colaboração, a organização e o planejamento de atividades lúdicas e de ensino, unindo teoria e prática.

Laboratório Lúdico Pedagógico Espaço Peter Pan, localizado no CCE

O "Espaço Peter Pan" foi concebido pela professora Dr.ª Antônia Dalva França Carvalho que, na oportunidade, lançou o livro Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas), do qual é coautora, ao lado de Mário Gomes do Santos e Mônica Maria de Castro. "O livro traz resultados de um Programa de Prodocência, que visa a importância da prática como componente curricular", afirmou Antônia Dalva França.

Professora Dr.ª Antônia Dalva França Carvalho

A coordenadora da brinquedoteca, professora MsC. Sandra Lima Vasconcelos, explicou a escolha do nome para o espaço. "Peter Pan é um pré-adolescente que vive na Terra do Nunca, onde a criança não cresce, onde tudo é diversão. Quando pensamos na formação do Pedagogo, reconhecemos o papel do professor na formação de crianças e pré-adolescentes que "na vida real" têm a sua infância "roubada" pela situação de pobreza e abandono. Que, como Peter Pan, não gostariam de crescer! O Pedagogo deve, através do lúdico, devolver um pouco dessa infância roubada de nossas crianças da rede pública de ensino.

Encenação desperta espírito lúdico entre a plateia

O Laboratório Lúdico Pedagógico está sob responsabilidade da Coordenação do curso de Pedagogia. Projetado para funcionar como um espaço de apoio técnico ao curso, trata-se de um local onde os alunos, sob supervisão dos professores, poderão realizar práticas pedagógicas, tais como oficinas, projetos didáticos e pesquisas, que envolvam o processo de ensino e aprendizagem de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, integrados aos componentes curriculares do curso de Pedagogia.

As professoras da UFPI: Hilda Mara Lopes Araújo, Sandra Lima, Antônia Dalva França e Norma Patrícya Lopes

"A ideia da brinquedoteca é desenvolver a ludicidade e espontaneidade da criança, através do brinquedo. O Laboratório é necessário para os futuros professores da Educação Infantil desenvolverem competência para trabalhar a ludicidade dos seus alunos, assim, favorecendo aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores", explicou a idealizadora do Projeto.

Os materiais pedagógicos do "Espaço Peter Pan" foram organizados didaticamente para dar ênfase nas seguintes temáticas: Leitura, Escrita e Faz de Conta; Invenção e Artes; Meio Ambiente e Saúde; Valores e Diversidade; Matemática e Tecnologia. "O Espaço tem capacidade para receber 12 crianças que, preferencialmente, são de escolas da rede pública e 15 alunos do curso de Pedagogia", explicou a professora Dr.ª Norma Patrycia Lopes Lopes Soares, coordenadora do curso de Pedagogia.

Confira mais registros do evento: