Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Paleontólogos da UFPI descobrem novas espécies de plantas com 280 milhões de anos

Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 14h40

fosseis plantas 320200206143609

Madeira petrificada

Duas novas espécies de plantas do Período Permiano da Era Paleozoica foram descobertas no município de Nova Iorque do Maranhão, na Barragem Boa Esperança, nas margens do Rio Parnaíba. A pesquisa foi liderada por Domingas Maria da Conceição (nascida em Amarante, PI), doutoranda em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, com participação do Prof. Dr. Juan Cisneros, Chefe do Laboratório de Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN-UFPI), e pesquisadores da UFRGS, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidad Nacional del Nordeste (Argentina).

fosseis plantas 120200206143358

Domingas Conceição no local do achado

Os nomes das espécies são: Novaiorquepitys que significa “medula de Nova Iorque” e Yvirapitys “medula da madeira”. (Yvira significa madeira em Guarani). A idade dos fósseis é de 280 milhões de anos. Estas plantas viveram ao mesmo tempo que as plantas da Floresta Fóssil do Rio Poti em Teresina. Eram plantas do grupo das gimnospermas, parentes dos pinheiros e das araucárias de hoje em dia.

fosseis plantas 420200206143702

Madeira petrificada

Este estudo fortalece as pesquisas paleontológicas feitas pela UFPI. “Esta pesquisa nos ajuda a saber como era o antigo ambiente do Brasil no final da Era Paleozoica, quando os continentes estavam unidos. Ela nos ajuda a saber como evolucionaram as plantas e de uma maneira geral nos ajuda a reconstruir a história do planeta Terra. Graças a estas pesquisas sabemos que o Maranhão e o Piauí estavam cobertos por bosques de gimnospermas no final da Era Paleozoica. Hoje em dia estas plantas só predominam no sul do Brasil”, explica o Prof. Dr. Juan Cisneros.

fosseis plantas 220200206143522

Local da descoberta

O estudo foi divulgado na revista internacional Review of Palaeobotany and Palynology, considerada uma referência importante na área. Confira aqui.