Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUPPEGE realiza evento sobre Administração Educacional em agosto

NUPPEGE realiza evento sobre Administração Educacional em agosto

O direito à educação escolar é reconhecido como dimensão fundante da cidadania em diversos documentos de caráter nacional e internacional. Essa pauta política envolve uma pluralidade temática que compreende oferta, acesso e qualidade da educação, que perpassam pelo planejamento, gestão, financiamento, regime de colaboração, entre outros.

No sentido de ampliar a discussão em torno desses temas, dirigentes municipais de educação, pesquisadores, gestores, professores, estudantes e outras categorias da área da educação participarão, de 27 a 29 de agosto de 2013, de um evento articulado que abrangerá o II Seminário Nacional de Administração Educacional, o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação e o Encontro do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, os quais terão, também, status de Conferência Livre da CONAE/2014.

O tema central do evento, que ocorrerá na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina/PI será "O Plano Nacional de Educação, o regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional". Discutir as perspectivas que se colocam para os sistemas educacionais no contexto de elaboração do novo Plano Nacional de Educação.

O encontro tem como objetivos analisar os desafios para a construção do Sistema Nacional de Educação, pautado no regime de colaboração e na garantia do direito à educação de qualidade a todos os brasileiros; contribuir para a capacitação de dirigentes da educação com vistas ao fortalecimento, à qualidade da sua gestão e ao exercício de seu papel estratégico na implementação de políticas educacionais que garantam o desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social nos municípios brasileiros, além de promover o debate sobre política e administração educacional, fomentando o fortalecimento deste campo de conhecimento, dos núcleos de pesquisa dedicados à temática e da Regional da ANPAE no Piauí, além da promover a abertura de espaço para a troca de experiências sobre gestão educacional municipal.

O evento tem como público-alvo dirigentes municipais de educação, docentes e discentes do ensino superior e profissionais da educação básica.

Inscrições sem apresentação de trabalho:
01 a 20 de agosto de 2013

As inscrições serão realizadas diretamente no site do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE/UFPI): www.ufpi.br/nuppege

A inscrição com apresentação de trabalho será realizada de 01 a 30 de julho, exclusivamente no site do evento, conforme valores destinados a cada categoria. O comprovante e o trabalho deverão ser encaminhados, juntos, para o e-mail do Nuppege:

Confira a programação completa.

MAIS INFORMAÇÕES

Site: http://ufpi.br/nuppege