Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI integra projeto Cientistas do Amanhã; proposta vai atender 200 escolas estaduais

Última atualização em Terça, 28 de Janeiro de 2020, 11h18

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), integra o projeto Cientistas do Amanhã: Rede Regional de Promoção do Ensino de Ciências. O projeto foi aprovado dentro do Edital MEC/MCTIC Ciência na Escola e tem a participação de instituições federais do Piauí (UFPI e IFPI), Ceará (UFC e IFCE), Alagoas (UFAL e IFAL) e Maranhão (UFMA e IFMA).

O projeto tem como objetivo geral propor, articular e executar ações para qualificação do ensino e melhoria do desempenho dos estudantes em Ciências, nos níveis fundamental e médio, na forma de um programa regional coordenado conjuntamente por universidades, institutos federais e secretarias de educação básica.

No Piauí, serão atendidas 200 escolas do Ensino Médio, sendo 100 unidades em Teresina e 100 escolas do interior, destas, pelo menos 30% devem ser formadas em sua maioria por membros de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O valor total aprovado para execução do projeto pela Rede é de R$ 19.913.000,00, para o Piauí serão destinados R$ 4.449.200,00.

O projeto terá cinco sub-projetos: 1. Formação continuada e integrada em STEM+C; 2. Caminhos da Ciência e Inovação: Percorrendo Itinerários Formativos; 3. Minerando Dados e Talentos: Evidências na Base de Políticas Educacionais; 4. Tecnologias Educacionais e Ambientes Adaptativos de Aprendizagem; e 5. Equipamentos e Protótipos Educacionais: Construindo Espaços de Ciências.

Na fundamentação, os autores da proposta declaram que persiste a distância entre as Ciências e Matemática ensinadas na escola e as formas dinâmicas com que os cientistas têm ajudado a modelar o mundo atual e esse distanciamento alija das ferramentas demandadas pela ciência e tecnologia atuais, que são bases necessárias ao progresso econômico e ao bem-estar social.

Nesse sentido, como parte da metodologia, o projeto destaca a proposta de reunir os polos de alto desempenho científico das universidades e institutos federais em uma rede colaborativa que possa dar escala e permeabilidade a projetos educacionais exitosos, com garantia de sustentabilidade, continuidade e apropriação pelas políticas públicas encampadas pelas secretarias.

A Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleania de Sales Silva, falou mais sobre a proposta. Confira no vídeo:

PHOTO 2020 01 28 08 20 5820200128084946