Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Strans sinaliza positivamente para implantação das rotas universitárias

Strans sinaliza positivamente para implantação das rotas universitárias

Na tarde desta segunda-feira (15), integrantes da organização do Fórum Universitário em Defesa do Transporte Público reuniram-se com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Pang Yen Hsiao e o vereador de Teresina, Gilberto Paixão. O encontro, que aconteceu na sala de vídeo do curso de Pedagogia, teve o intuito de dar continuidade ao debate acerca da melhoria na qualidade do serviço de transporte público dentro da universidade.

Na oportunidade, Ronne Lopes, um dos organizadores do Fórum, apresentou propostas de rotas para acesso à UFPI. "Conquistamos por meio do Fórum, o retorno de dois ônibus da linha 401, que tinham sido retirados pela Strans, por acreditarem que estávamos de período de férias. Agora, nossa recomendação é que a superintendência crie linhas circulares em cada zona da cidade e que cada uma delas venha direto para a universidade. Além disso, aumentar a quantidade de linhas com rotas troncais, que no sistema de integração, são aquelas que levam o usuário ao seu destino final", sugeriu Ronne.

Para Pang Yen Hsiao, a sugestão é interessante e merece ser estudada. "Iremos estudar juntamente com nossos técnicos as sugestões apontadas durante a reunião. Temos que ter planejamento e organização para resolver ou pelo menos amenizar os problemas de mobilidade urbana que vêm se agravando com o crescimento da cidade e a falta de planejamento", ressaltou Pang.

O superintendente alegou que determinadas zonas estão supersaturadas de linhas e outras carentes de transporte. Segundo ele, não há necessidade da zona Sul de Teresina possuir treze linhas de acesso ao Centro. "Nós pretendemos modificar algumas rotas. No Sul da cidade, podemos modificar o percurso de algumas linhas, que ao invés de percorrerem o Centro, irão direto para a UFPI", propôs o superintendente.

Outra integrante da organização do Fórum, Socorro Silva, informou que a reconfiguração da mobilidade tanto de acesso quanto dentro da própria UFPI é urgente. "Não podemos mais esperar. Nós sofremos diariamente com a má qualidade desse serviço, sobretudo os alunos do Setor de Esportes e Centro de Ciências Agrárias, que têm que se deslocar a pé, em uma distância considerável e ainda esperar horas até que consigam entrar no ônibus", relatou.

Socorro Silva ainda informou acerca de uma pesquisa, que será realizada em breve, sobre onde moram os estudantes da UFPI e a opinião deles sobre a proposta de rota universitária apresentada pelo Fórum Universitário à Strans. "Contaremos com o apoio da universidade para saber onde os usuários de transporte da universidade residem e o que pensam sobre a rota universitária. Nossa proposta é, com esse estudo, planejar melhor, junto à Strans e ao Setut, tanto as rotas quanto o fluxo dos ônibus", finalizou.