Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora de Biologia da UFPI realiza palestra com tema "O reúso de água na crise hídrica"
Início do conteúdo da página

NUEPES promove diálogo deliberativo sobre "Redução da Mortalidade Materna no Piauí"

Imprimir
Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 09h43

seminariodeacompanhamentodiscente-9 (1).jpg

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu na tarde desta quinta-feira (12), o "Diálogo de Política - Estratégias para redução da Mortalidade Materna no Estado do Piauí", com o intuito de reforçar a importância da discussão da temática em um Estado com altos indicadores de mortalidade materna e, além disso, dentro de um espaço deliberativo, tirar encaminhamentos que serão úteis para a redução dos casos.

WhatsApp Image 2019-12-13 at 16.05.55.jpeg

 Coordenadora adjunta do NUEPES e do mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Lis Cardoso (ao centro).

Lis Cardoso, coordenadora adjunta do NUEPES e do mestrado Profissional em Saúde da Mulher, reitera que o evento vai de encontro as propostas, metas e objetivos internacionais, nacionais e locais para a redução da morte de mães. Ela ainda pontua que o espaço de discussão é parte metodológica do projeto.

"O NUEPES concorreu a um edital público nacional e conseguimos aprovar uma equipe de docentes. Esse momento tem por objetivo encontrar evidências de estratégias para implementar, não só em caráter acadêmico, mas dialogado com outros atores também importantes, o que foi encontrado na base de dados, na literatura", explica a coordenadora adjunta.

seminariodeacompanhamentodiscente-3.jpg

Prof. Dr. Nathan Mendes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Seguindo o mesmo formato do evento em São Raimundo Nonato, realizado no fim do primeiro semestre deste ano, o espaço também foi condudido pelo Prof. Dr. Nathan Mendes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Colaborador do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde na Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil). Na ocasião, ele afirmou que o momento se trata de uma discussão à luz das evidências cientificas. "Da mesma forma que o tema, as opções pra enfrentar essa mortalidade materna elevadíssima no Piauí e também as considerações de implementação desse problema será feita com base na ciência. É um espaço deliberativo", pontua.

Ele ainda ressalta que a escolha dos participantes foi pensada de ampliar a discussão. "Eles foram selecionados por serem lideranças em suas respectivas instituições e categorias profissioanis e estão aqui para compartilhar visões pessoais, experiências e também o conhecimento tácito-institucional que trazem. E a partir da experiência prévia e ampliação dos atores convidados, a expectativa é superar o evento que já aconteceu este ano", externa Nathan.

seminariodeacompanhamentodiscente-2.jpg

"Diálogo de Política - Estratégias para redução da Mortalidade Materna no Estado do Piauí"

Espaço reforça importância da discussão

seminariodeacompanhamentodiscente.jpg

Auridene Moreira - Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Paiuí (COSEMS)

O evento trouxe representantes de vários segmentos para a discussão, como trabalhadores de saúde e da universidade, por exemplo. Auridene Moreira, Secretária Municipal de Saúde do Município de Oeiras e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Paiuí (COSEMS), reconhece a fundamentalidade do tema. "No Estado, percebemos que tem um indicador bastante alto e o momento é de montarmos estratégias para enfrentarmos. Enquanto representante do COSEMS, a proposta é que possamos estar juntos, nos aproximando, fazendo essa discussão dentro desse espaço deliberativo e, assim, realizar encaminhamentos reduzir esse indicador forte no Piauí", destaca Auridene.

seminariodeacompanhamentodiscente-5.jpg

João Vitor Dias, aluno do curso de Medicina da UFPI, no Campus de Bom Jesus. 

Aluno do curso de Medicina da UFPI, no Campus de Bom Jesus, João Vitor Dias, já compreende os benefícios que o evento proporciona. "É muito importante participar desse, porque acredito que assim podemos aprender um pouco mais sobre o processo de saúde no nosso Estado. Seremos futuros atuantes na área por isso é válido, durante a graduação, conhecer como funciona todo esse processo de saúde de forma deliberativa", finaliza o discente.

Confira as fotos aqui. 

Fim do conteúdo da página