O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Marcos Lira, convidou o economista Roberto Pontes para orientar na elaboração do Planejamento Estratégico que definirá as atividades a serem realizadas pelo curso nos próximos anos.
O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de julho, e diante da importância desse planejamento, todos os professores e técnico-administrativos lotados no curso de Engenharia Elétrica e o presidente do Centro Acadêmico do curso foram convidados a participar do Planejamento. Durante o primeiro dia houve participação também de professores de outros cursos do Centro de Tecnologia.
Pontes falou da importância do Planejamento Estratégico, definindo a prioridade do curso, missão e objetivos a serem alcançados a médio e longo prazos. A partir de questionários respondidos pelos participantes, o especialista pôde conhecer um pouco da realidade existente e orientar a elaboração de um plano estratégico a partir das necessidades encontradas no cenário apresentado e pelo debate com todos os participantes.
O professor Marcos Lira destacou a importância do evento para o crescimento do curso. "Sem dúvida esse planejamento é de suma importância para o curso de Engenharia Elétrica, pois estamos planejando os caminhos a serem percorridos pelos próximos 3 anos. Poderemos perceber as necessidades e os desafios que iremos ter pela frente e nos preparar para tornar o curso de Engenharia Elétrica um dos melhores do Nordeste".
O curso de Engenharia Elétrica
Com sua primeira turma ingressante em 2009, o curso de Engenharia Elétrica está em vigor há quatro anos e já se destaca entre os cursos da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, conta com 17 professores, sendo 9 doutores, 6 doutorandos e 2 mestres, além de contar com uma Secretária Executiva e dois técnicos em laboratório no quadro de funcionários lotados na Coordenação.
Com uma grade curricular atualizada, os alunos do curso de Engenharia Elétrica têm a oportunidade de verificar através de disciplinas práticas a vivência da profissão. Além disso, os discentes são incentivados à produção científica através da participação em projetos de pesquisas elaborados pelos professores e do Programa de Educação Tutorial - PET do curso de Engenharia Elétrica.
O curso de Engenharia Elétrica tem se destacado também no Programa Ciência sem Fronteiras. Desde a implantação do Programa, 10 alunos já foram enviados para fazer parte da graduação em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha e França. Ainda em 2013 mais 13 alunos viajarão para fazer intercâmbio.
Outro programa que o curso vem se destacando é o Jovens Talentos para a Ciência. Em 2012 foram 16 alunos aprovados e em 2013 foram 33.