Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia Elétrica elabora seu primeiro Planejamento Estratégico
Início do conteúdo da página

Curso de Engenharia Elétrica elabora seu primeiro Planejamento Estratégico

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Marcos Lira, convidou o economista Roberto Pontes para orientar na elaboração do Planejamento Estratégico que definirá as atividades a serem realizadas pelo curso nos próximos anos.

O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de julho, e diante da importância desse planejamento, todos os professores e técnico-administrativos lotados no curso de Engenharia Elétrica e o presidente do Centro Acadêmico do curso foram convidados a participar do Planejamento. Durante o primeiro dia houve participação também de professores de outros cursos do Centro de Tecnologia.

Pontes falou da importância do Planejamento Estratégico, definindo a prioridade do curso, missão e objetivos a serem alcançados a médio e longo prazos. A partir de questionários respondidos pelos participantes, o especialista pôde conhecer um pouco da realidade existente e orientar a elaboração de um plano estratégico a partir das necessidades encontradas no cenário apresentado e pelo debate com todos os participantes.

O professor Marcos Lira destacou a importância do evento para o crescimento do curso. "Sem dúvida esse planejamento é de suma importância para o curso de Engenharia Elétrica, pois estamos planejando os caminhos a serem percorridos pelos próximos 3 anos. Poderemos perceber as necessidades e os desafios que iremos ter pela frente e nos preparar para tornar o curso de Engenharia Elétrica um dos melhores do Nordeste".

O curso de Engenharia Elétrica

Com sua primeira turma ingressante em 2009, o curso de Engenharia Elétrica está em vigor há quatro anos e já se destaca entre os cursos da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, conta com 17 professores, sendo 9 doutores, 6 doutorandos e 2 mestres, além de contar com uma Secretária Executiva e dois técnicos em laboratório no quadro de funcionários lotados na Coordenação.

Com uma grade curricular atualizada, os alunos do curso de Engenharia Elétrica têm a oportunidade de verificar através de disciplinas práticas a vivência da profissão. Além disso, os discentes são incentivados à produção científica através da participação em projetos de pesquisas elaborados pelos professores e do Programa de Educação Tutorial - PET do curso de Engenharia Elétrica.

O curso de Engenharia Elétrica tem se destacado também no Programa Ciência sem Fronteiras. Desde a implantação do Programa, 10 alunos já foram enviados para fazer parte da graduação em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha e França. Ainda em 2013 mais 13 alunos viajarão para fazer intercâmbio.
Outro programa que o curso vem se destacando é o Jovens Talentos para a Ciência. Em 2012 foram 16 alunos aprovados e em 2013 foram 33.

 

Fim do conteúdo da página