Recém egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, Mateus Oliveira da Cruz foi recentemente aprovado para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Biologia de Fungos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, classificado em primeiro lugar.
A seleção para o programa ocorre anualmente em três etapas. O programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos da UFPE (conceito 4 CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é referência no Brasil quanto ao estudo dos Fungos e absorve candidatos de vários Estados do nosso país.
Mateus Cruz ao lado do seu futuro orientador do Mestrado / UFPE
O futuro mestrando apresenta histórico de vida acadêmica como poucos estudantes, devido à sua dedicação e compromisso. Mateus foi orientando da Profa. Dra. Maria Helena Alves desde o segundo semestre da sua graduação, quando cursou a disciplina Micologia e Ficologia, até a conclusão. Também atuou nos seguintes projetos: Cultivo e aspectos bioquímicos de um fungo comestível Volvariella volvacea (Bull. ex. Fr.) Sing.; Investigação do potencial biotecnológico quanto à produção de enzimas de interesse industrial por táxons de Mucoromycotina isolados em Parnaíba, Piauí, como bolsista de Iniciação Científica no âmbito do PIBIC/UFPI/CNPq, por dois anos desenvolvendo pesquisa na área de Micologia.
O egresso, durante o tempo de estudo, soube aproveitar as oportunidades e, além dos relatórios referentes aos projetos, também apresentou 11 trabalhos em Reuniões, Congressos nacionais e internacionais, todos na área de Micologia.
Na recém edição do SIUFPI (Seminários Integrados da UFPI), Mateus Oliveira da Cruz foi premiado em 2° Lugar na categoria Ciências Biológicas com o trabalho intitulado Investigação do potencial biotecnológico quanto à produção de enzimas de interesse industrial por táxons de Mucoromycotina isolados em Parnaíba, Piauí.
Premiação do discente Mateus Cruz no SIUFPI – 2º lugar PIBIC/CNPq
A Revista científica Check-List, também traz um pouco dos conhecimentos de Mateus com o artigo: ALVES, MARIA HELENA; CRUZ, MATEUS OLIVEIRA DA; NASCIMENTO, CRISTIANO COELHO DO. First record of Chlorophyllum molybdites (G. Mey.) Massee (Basidiomycota, Agaricaceae) from Piauí state, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION, v. 15, p. 695-699, 2019, no qual retrata a importância do fungo com atividade toxicológica. Esses não somente os feitos de Mateus, pois também vivenciou outras experiências com a escrita, submissão e apresentação de 12 trabalhos, em áreas diversas, em eventos científicos.
O Campus Ministro Reis Velloso, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e a comunidade acadêmica estão de parabéns pelo preparo do Mateus, Graças aos ensinamentos recebidos dos professores que compõem o curso de Biologia. A partir de março Mateus trilhará outros ares e será acompanhado pelo Prof. Dr. André Santiago, com novas descobertas.