Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Pesquisa em Energia Solar da UFPI realiza primeira Gincana Solar do Brasil
Início do conteúdo da página

Grupo de Pesquisa em Energia Solar da UFPI realiza primeira Gincana Solar do Brasil

Imprimir
Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h59

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no último dia 23 de novembro, a primeira Gincana Solar do Brasil, que faz parte do conjunto de ações dos Projetos de Extensão Canindé Solar e Escolas Solares e tem como objetivo estimular a difusão de conhecimento na área de energia solar no Piauí, em especial focada no aproveitamento desta importante fonte energética na melhoria de vida e de produção no âmbito da agricultura familiar. 

gincana solar 120191203154119

Equipe de alunos que participou da Gincana Solar

Neste sentido, foi escolhida como local piloto para a realização da primeira Gincana a Escola Família Agrícola Soinho, localizada na zona rural de Teresina. A Gincana contou com o apoio do Instituto Piauí Solar, FUNACI, Emater Piauí, Liga Acadêmica de Energia Solar da UFPI (LASOL), bem como de toda a comunidade escolar.

gincana solar 220191203154223

Mais um grupo participante

No dia 01 de novembro foi realizado na escola o lançamento do edital da Gincana, explicando aos alunos e professores o objetivo, regras e as provas prévias, bem como uma palestra com o tema Energia Solar na Agricultura Familiar, ministrada pelo pesquisador Albemerc Moraes (UFPI/EMATER) e a demonstração do kit didático de bombeamento solar pelos bolsistas dos projetos.

gincana solar 420191203154458

Construção de forno solar

As provas prévias incluíam o plantio de árvores frutíferas e girassóis, construção de forno solar, criação artística do mascote da equipe, poesias e paródias com o tema energia solar na agricultura familiar.

gincana solar 520191203154626

Atividades aconteceram na Escola Família Agrícola Soinho

“Como o objetivo do Projeto Canindé Solar é a difusão do conhecimento na área de energia solar no Piauí, então nós pensamos em realizar a gincana para estimular o público jovem, os alunos de escolas, especialmente escolas agrícolas, que estão ligadas diretamente ao campo, para que eles conheçam e se dediquem mais a essa importante fonte energética renovável. Dessa forma, idealizamos essa gincana com tarefas prévias e outras atividades no dia, incluindo atividades lúdicas, construção de forno solar, plantação de árvores, além das provas de conhecimento sobre o assunto. A primeira foi na Escola Família Agrícola Soinho, mas iremos realizar também em Oeiras, na região do Vale do Rio Canindé, e em outras escolas do Piauí para ampliar a difusão da ciência, tecnologia e inovação voltadas para o campo, para a agricultura familiar, mais especificamente”, explicou o Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES) da UFPI, Prof. Dr. Albemerc Moura.

gincana solar 320191203154716

Prof. Dr. Albemerc Moura (à direita) e demais participantes

A Gincana envolveu cerca de 60 discentes do Curso Técnico de Agropecuária. “Desta forma, com a junção do espírito competitivo, preservação ambiental, arte e popularização da ciência e tecnologia o evento foi um sucesso e deve ser replicado para outras escolas piauienses”, afirmou o Prof. Dr. Marcos Lira, Coordenador do Projeto de Extensão "Canindé Solar".

gincana 220191203154849

Demonstração do kit didático de bombeamento solar

Confira mais fotos da Gincana Solar aqui.

Fim do conteúdo da página