Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUJOC entrega material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

NUJOC entrega material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

Na tarde desta segunda-feira (08), o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou o primeiro encontro com a direção do Arquivo Público do Piauí, para a entrega do material digitalizado durante o ano de 2012.

Na oportunidade, foram entregues 20 DVDs contendo 324 exemplares de periódicos já digitalizados, disponíveis para alunos, pesquisadores e sociedade em geral. Dentre os materiais estão disponíveis jornais, revistas e almanaques dos séculos XIX e XX. Nesse primeiro lote podem ser consultados jornais das últimas décadas do século XIX até a década de 1970.

O material estará disponível tanto no Arquivo Público do Piauí quanto no Espaço da Memória da UFPI. A expectativa é que a produção do próximo ano seja ainda maior com a entrada do PET de História, além do maquinário recentemente contemplado por meio do Edital Pró-Equipamentos - Etapa Institucional com a aquisição de uma digitalizadora de microfilmes, que acelerará o processo de digitalização.

Responsável pelo projeto, a professora do curso de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo, explicou que a seleção do material a ser digitalizado é feita de acordo com o interesse do NUJOC e do Arquivo. "Em dezembro de 2011 fizemos uma visita ao Arquivo e propusemos iniciar a digitalização pelo período de um ano. Durante o ano de 2012, seis bolsistas de Comunicação e um do PET de História, trabalharam neste processo. Nós priorizamos os jornais que estão em estágio adiantado de deterioração, então é um trabalho que requer muito cuidado, por conta disso, tivemos a ajuda de um técnico do Arquivo, com equipamentos adequados, como máscaras e luvas" ressaltou a professora.

De acordo com ela, a ideia do projeto é colocar todo o acervo do jornalismo piauiense em um portal cuja acessibilidade se torne uma realidade para todos. A professora informou também que o Projeto Memória do Jornalismo foi contemplado no último edital da Lei A. Tito Filho e aguarda somente a liberação dos recursos para a criação do site.

Para o diretor do Arquivo, Luther Gonçalves, era um desejo de todos trabalhar com a digitalização de material, pois, atualmente, o acervo conta com quase um milhão e meio de documentos que com o tempo vão se perdendo.

"Para preservar essa história temos que contar com a parceria de pessoas competentes na área, pois é um processo difícil, por se tratarem documentos antigos e que se desgastam com o passar dos anos. Foi maravilhosa a iniciativa da professora Ana Regina, pois vai de encontro ao sonho do nosso Arquivo. Temos muita dificuldade de encontrar profissionais competentes e por isso, muito material é perdido. Se conseguirmos disponibilizar todo material digitalizado, os pesquisadores não precisarão dos originais, que, se pouco forem manuseados, resistirão por mais tempo" frisou o diretor.

Na oportunidade, o tutor do PET - História, professor João Keneddy Eugênio, ressaltou a importância da disponibilidade do material para o conjunto da sociedade. Segundo ele, a digitalização possibilita que mais pessoas tenham acesso aos arquivos e preservam o material por mais tempo na história.

Na ocasião, o NUJOC entregou ao Departamento de Comunicação Social da UFPI todo o acervo dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) digitalizados, que serão disponibilizados para consulta por parte da comunidade acadêmica, nos computadores do Espaço Integrado da Memória. São mais de 500 trabalhos desenvolvidos ao longo dos quase trinta anos do curso de Comunicação Social da UFPI.

Representando o Reitor da UFPI, a chefe do Departamento de Comunicação, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, explicou que os Projetos "Memória do Jornalismo Piauiense" e "Memória do curso de Jornalismo da UFPI" têm recebido apoio incondicional da instituição. "O Reitor é muito acessível e se compromete em incentivar projetos desta natureza que engrandecem nossa cultura. Embora o projeto esteja muito bom, é preciso melhorar ainda mais e, com a aquisição do maquinário, a expectativa é que a digitalização se expanda ainda mais. Esse é um trabalho não só de memória, mas de "presentificação", pois não existiria presente sem memória", finalizou a professora.

O Projeto Memória do curso de Jornalismo foi contemplado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de História da Mídia com a bolsista do PIBIC, Thamyres Sousa, durante a realização do IX Encontro Nacional de História da Mídia em Ouro Preto no final de maio deste ano.