Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fórum Universitário convoca acadêmicos para audiência sobre transporte

Fórum Universitário convoca acadêmicos para audiência sobre transporte

O Fórum Universitário em Defesa do Transporte Público, em parceria com os Centros Acadêmicos, DCE, Observatório de Juventude, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI), com o apoio institucional da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizam nesta terça-feira (09), às 15h, no auditório do CCE/UFPI, audiência pública da Câmara Municipal de Teresina.

Com o objetivo de discutir a qualidade do serviço de transporte público dentro da univerdade, o encontro contará com a presença de estudantes, professores, administração superior da UFPI, membros do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí, parlamentares, além de representantes da STRANS e do SETUT.

Durante a audiência, será divulgado o resultado da pesquisa realizada durante a semana passada, na qual os alunos avaliaram o serviço de transporte público dentro da universidade. No questionário, os estudantes responderam perguntas como: quais linhas de ônibus são utilizadas para chegar a UFPI, tempo que leva para fazer o deslocamento Bairro-UFPI-Bairro, quantidade de ônibus que utilizam, se fazem integração, o custo mensal com transporte, entre outros.

"A pesquisa servirá como base para traçar o perfil dos usuários estudantis. A mobilidade urbana e a qualidade do transporte coletivo em Teresina é um dos grandes entraves na mobilidade acadêmica, ou seja, aumento da quantidade de acadêmicos, mas a qualidade e a quantidade do transporte coletivo na cidade inviabiliza a vida dos estudantes no acesso à UFPI", ressaltou Socorro Silva, uma das organizadoras do Fórum.

Segundo ela, a luta por transporte coletivo em Teresina tem sido pauta permanente das organizações estudantis. "Queremos ter um quadro preciso sobre essa realidade, ao tempo que queremos cobrar da administração pública municipal medidas emergenciais, como por exemplo, ampliação das linhas de ônibus", finalizou.