Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI incentiva a cultura do livro e da leitura por meio dos salões de livros

UFPI incentiva a cultura do livro e da leitura por meio dos salões de livros

Última atualização em Sábado, 30 de Novembro de 2019, 13h49

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem dado continuidade à sua política de incentivo à produção, distribuição, divulgação e também realização de eventos culturais e literários. Desde 2014, com a realização do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) pela primeira vez nas dependências da UFPI, em Teresina, e reconhecendo a importância desta ação, tem mantido o compromisso de realizar edições por todo o Estado, acolhendo e também participando ativamente das programações e das organizações.

SaLiPi UFPI Renan Marques.jpg SaLiPi UFPI.jpg

Como resultado pode-se constatar o sucesso da edição 2019 do SaLiPi, que levou mais uma vez milhares de pessoas, no mês de junho, ao Campus da UFPI em Teresina/PI, com também nos exitosos Salão do Livro de Valença (SaLiVa), no município de Valença do Piauí; Salão do Livro de Bom Jesus (SaLiBom), realizado no Campus Professona Cinobelina Elvas-CPCE, em Bom Jesus/PI e, nesta semana, com a retomada do Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa), pela primeira vez acontecendo no Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba/PI.

SaLiBom 2019.jpg SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (4).jpeg

Edições 2019 dos Salões do Livro de Bom Jesus - SaLiBom (esquerda) e Salão do Livro de Parnaíba - SaLIPa (Direita)

A parceria com a Fundação Quixote tem sido fundamental para a realização e sucesso destes eventos, especialmente para os campus universitários da UFPI, que abrem suas portas para receber a comunidade e podem divulgar as ações da própria universidade e, principalmente, por incentivar a cultura do livro e da leitura, com lançamentos dos mais variados títulos literários de autores piauienses e nacionais, dentro de intensas programações de palestras, bate-papos literários, lançamentos e apresentações artístico-culturais.

Reitor Jose Arimateia Dantas Lopes UFPI.jpg  Prof. Kássio Fernando da Silva Gomes Quixote.jpg

Prof. José Arimateia Dantas Lopes, Reitor da UFPI e Prof. Kássio Fernando da Silva Gomes, Presidente da Fundação Quixote

A EDUFPI (Editora Universitária da UFPI) é uma das maiores editoras do Piauí, e se fez presente em todos os eventos, com os mais variados títulos. Nesta oportunidade ímpar de circulação de suas obras pelo estado, reeditou diversas obras literárias de autores locais, sejam elas frutos de pesquisas, teses de mestrado e doutorado, romances, contos, crônicas e livros voltados ao público infanto-juvenil, reforçando sua missão de dar visibilidade aos autores locais, especialmente aqueles que atuam no meio acadêmico. A UFPI também divulga suas obras com a participação frequente de sua editora em bienais, salões e feiras de livro por todo o país.

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (6).jpeg