Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 7º Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa) acontece no Campus Ministro Reis Velloso
Início do conteúdo da página

7º Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa) acontece no Campus Ministro Reis Velloso

Imprimir
Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 15h31

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (7).jpeg

Realizado pela Fundação Quixote, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), acontece de 28/11 a 01/12/2019 a 7ª Edição do Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa), pela primeira vez no Campus Ministro Reis Velloso. 

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (6).jpeg

O tema da 7ª edição do SaLiPa é: “A leitura engrandece a alma” do filósofo iluminista francês Voltaire, pseudônimo de François Marie Arouet, e o homenageado central o professor, advogado e administrador, Antônio de Pádua Franco Ramos, ex-Secretário de Planejamento do Estado do Piauí e criador da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais, a conhecida Fundação CEPRO. 

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (5).jpeg

A abertura do evento aconteceu na noite do dia 28/11, e houve palestra de abertura com o escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. 

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (2).jpeg

Jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, palestrante da noite 

Renan Marques Salipa.jpeg

 À direita o jornalista, advogado e escritor, Francisco Carvalho e o Diretor da Gráfica da UFPI, jornalista Renan Marques, que representou a UFPI no evento

O Prof. Dr. Ricardo Alaggio, diretor da EDUFPI, reforça que a concretização do evento representa um importante elo entre a Universidade, EDUPI e a Fundação Quixote. “Com essa parceria, se cria um potencial maior dentro do evento. O fato de sermos uma editora mais ou menos consagrada, com muita presença, inclusive acadêmica, também é importante. Além, é claro, de ser um aspecto de divulgação daquilo que a Universidade produz e uma oportunidade para mostrar os livros que surgem de pesquisa acadêmica”, externa.

Ele ainda destaca que este ano aconteceram três salões em sequência, nas cidades de Valença, Bom Jesus e agora em Parnaíba. “Não temos muitos Salões do Livro no estado do Piauí. O SALIPI é um dos mais importantes e geralmente acontece no começo do mês de junho. Logo depois, no segundo semestre, acontecem os Salões em cidades de menor porte”, explica Ricardo.

História do SaLiPa

O SaLiPa surgiu em 2009 dentro das comemorações alusivas aos 165 anos de transformação da Vila de São João da Parnaíba à categoria de cidade. Tendo sido mais evento diversificado do SaLiPi (Salão do Livro do Piauí), realizado em Teresina desde 2003, o evento em Parnaíba foi realizado por seis anos consecutivos, sendo a última em 2015, no Porto das Barcas.

Em 2019 a UFPI e a Fundação Quixote, pensaram a retomada do evento, nos moldes do SaLiPi, a ser realizado, desta vez, nas dependências do Campus Ministro Reis Velloso, da recém criada Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Em 30 de outubro foi firmada a realização do evento, em reunião do Reitor da UFPI, Prof. José Arimatéia Dantas Lopes; do Diretor do Campus, Prof. Dr. Alexandro Marinho Oliveira; do Presidente e a Coordenadora da Fundação Quixote, professores Kássio Gomes e Edilva Barbosa, respectivamente, além de parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (SECULT), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), entre outros órgãos e entidades. 

Programação da 7ª Edição

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (3).jpeg

Durante o SaLiPa Parnaíba se torna a capital do livro e da leitura e importante espaço de debates em torno da cultura literária brasileira, piauiense e parnaibana. Além disso, o SaLiPa se mostra uma vitrine para divulgação de autores locais e/ou regionais, muitos deles desconhecidos do grande público, mas cuja produção artística (literária e cultural) que se equipara, em qualidade, a de convidados de outros estados e nacionalidades. 

A programação completa do evento pode ser consultada no site oficial (salipa.com.br) e nas redes sociais da UFPI.

  

Fim do conteúdo da página