7º Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa) acontece no Campus Ministro Reis Velloso

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (7).jpeg

Realizado pela Fundação Quixote, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), acontece de 28/11 a 01/12/2019 a 7ª Edição do Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa), pela primeira vez no Campus Ministro Reis Velloso. 

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (6).jpeg

O tema da 7ª edição do SaLiPa é: “A leitura engrandece a alma” do filósofo iluminista francês Voltaire, pseudônimo de François Marie Arouet, e o homenageado central o professor, advogado e administrador, Antônio de Pádua Franco Ramos, ex-Secretário de Planejamento do Estado do Piauí e criador da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais, a conhecida Fundação CEPRO. 

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (5).jpeg

A abertura do evento aconteceu na noite do dia 28/11, e houve palestra de abertura com o escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. 

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (2).jpeg

Jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, palestrante da noite 

Renan Marques Salipa.jpeg

 À direita o jornalista, advogado e escritor, Francisco Carvalho e o Diretor da Gráfica da UFPI, jornalista Renan Marques, que representou a UFPI no evento

O Prof. Dr. Ricardo Alaggio, diretor da EDUFPI, reforça que a concretização do evento representa um importante elo entre a Universidade, EDUPI e a Fundação Quixote. “Com essa parceria, se cria um potencial maior dentro do evento. O fato de sermos uma editora mais ou menos consagrada, com muita presença, inclusive acadêmica, também é importante. Além, é claro, de ser um aspecto de divulgação daquilo que a Universidade produz e uma oportunidade para mostrar os livros que surgem de pesquisa acadêmica”, externa.

Ele ainda destaca que este ano aconteceram três salões em sequência, nas cidades de Valença, Bom Jesus e agora em Parnaíba. “Não temos muitos Salões do Livro no estado do Piauí. O SALIPI é um dos mais importantes e geralmente acontece no começo do mês de junho. Logo depois, no segundo semestre, acontecem os Salões em cidades de menor porte”, explica Ricardo.

História do SaLiPa

O SaLiPa surgiu em 2009 dentro das comemorações alusivas aos 165 anos de transformação da Vila de São João da Parnaíba à categoria de cidade. Tendo sido mais evento diversificado do SaLiPi (Salão do Livro do Piauí), realizado em Teresina desde 2003, o evento em Parnaíba foi realizado por seis anos consecutivos, sendo a última em 2015, no Porto das Barcas.

Em 2019 a UFPI e a Fundação Quixote, pensaram a retomada do evento, nos moldes do SaLiPi, a ser realizado, desta vez, nas dependências do Campus Ministro Reis Velloso, da recém criada Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Em 30 de outubro foi firmada a realização do evento, em reunião do Reitor da UFPI, Prof. José Arimatéia Dantas Lopes; do Diretor do Campus, Prof. Dr. Alexandro Marinho Oliveira; do Presidente e a Coordenadora da Fundação Quixote, professores Kássio Gomes e Edilva Barbosa, respectivamente, além de parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (SECULT), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), entre outros órgãos e entidades. 

Programação da 7ª Edição

SaLiPa 2019 - UFDPar UFPI Renan Marques (3).jpeg

Durante o SaLiPa Parnaíba se torna a capital do livro e da leitura e importante espaço de debates em torno da cultura literária brasileira, piauiense e parnaibana. Além disso, o SaLiPa se mostra uma vitrine para divulgação de autores locais e/ou regionais, muitos deles desconhecidos do grande público, mas cuja produção artística (literária e cultural) que se equipara, em qualidade, a de convidados de outros estados e nacionalidades. 

A programação completa do evento pode ser consultada no site oficial (salipa.com.br) e nas redes sociais da UFPI.