Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 2º dia de ESUD 2019: mesas de debate abordam temas sobre Redes de Aprendizagem e Tecnologias Assistivas

Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 13h06

IMG 960820191129122337

Com o intuito de levantar questões sobre o cenário atual, os recursos educacionais que usam a tecnologia como ponto de partida e metodologias que otimizam o aprendizado de estudantes em geral, aconteceram na manhã de ontem (28), as mesas de debates do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD).

As tecnologias de redes de aprendizagem consistem numa dinamização das formas de ensino e aprendizagem, propondo formas inovadoras de comunicação, colaboração e construção de conhecimento. Com base nisso, na Mesa de Debates 6, o professor mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  e assistente no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Carlos Alberto P. de Oliveira, apresentou o seminário sobre “Conversando sobre os desafios da educação superior na Agenda 2030 – Agir em Rede”.

IMG 959020191129122921

Carlos Alberto P. de Oliveira (UFRJ)

Maria Teresa Pessoa, professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra (Portugal), também abordou questões relativas ao tema no debate da Mesa 6.

IMG 959820191129123222

Maria Teresa Pessoa (Universidade de Coimbra, Portugal)

A segunda mesa da manhã de quinta-feira, teve o objetivo de abordar questões sobre o tema “Tecnologias assistivas e acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem”. As Tecnologias Assistivas baseiam-se em todos os recursos e serviços que colaboram em proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e promover um vida independente e com inclusão às mesmas.

A Mesa de Debates 7 contou com Klaus Schlunzen Júnior, professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, que focou em diversas questões de acessibilidade com o auxílio tecnológico no aprendizado de alunos.

IMG 964220191129123619

Klaus Schlunzen Júnior (UNESP)

A mesa 7 contou também com a participação de Cledinalva Oliveira, da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), e José Antônio dos Santos Borges, Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Tércio Pacitti da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

Na oitava mesa de debates do ESUD, foram abordados dois temas pertinentes no cenário atual da educação mundial. Pontos sobre “Metodologias ativas e Aprendizagem adaptativa” eram bastante aguardadas pelo público presente. A Aprendizagem Adaptativa, fundamenta-se num método educacional que faz o uso de computadores e outros aparatos para promover interações de ensino e intermediar a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. A mesa foi composta por Mauro Cavalcante Pequeno, presidente da Comissão de Política de Tecnologia da Informação e Diretor do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Ricardo Fragelli, professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador renomado em novos métodos, técnicas e tecnologias para educação, tendo recebido assim onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades.

IMG 964620191129124228

Mauro Cavalcante Pequeno (UFC)

IMG 965120191129124445

Ricardo Fragelli (UnB)

A oitava mesa , contou ainda com a presença ilustre do filósofo e palestrante canadense nas áreas de aprendizado online e novas mídias, Stephen Downes. Stephen é pesquisador do Instituto de Tecnologia da Informação do NRC (National Research Council of Canada ) e apresentou seu seminário “Active Methodologies and Adaptive Learning” (em português, “Metodologias Ativas e Aprendizagem Adaptativa), em que buscou sintetizar que a tecnologia engloba aspectos oriundos de vários campos de estudo, incluindo Ciência da Computação, Educação, Psicologia e Ciência do Cérebro.

IMG 962320191129125048

Stephen Downes (Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá)

A programação do ESUD 2019 continua nesta sexta (29), com apresentações orais, workshops, mesas de debates e apresentação de pôsteres. A Palestra de Encerramento será ministrada pelo próprio Stephen Downe: “Ethics, Analytics and the Duty of Care” e acontecerá hoje às 14h30.