Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Painel de abertura marca o I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos da UFPI

Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 15h55

O I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve início nessa quinta-feira (28), no Auditório Luís Francisco do Rêgo Monteiro, do Centro de Tecnologia (CT). O painel de abertura contou com a participação de pesquisadoras que dialogaram sobre os direitos humanos e os desafios e perspectivas em tempos de crise, atendendo ao tema proposto pelo evento.

No Simpósio você confere um espaço científico de debate, reflexão, compartilhamento de ideias, além de ser aberto para toda comunidade acadêmica e externa, com diversos movimentos sociais que pautam essas questões no dia a dia. Para a Profa. Dra. Juliana Fernandes Teixeira, uma das organizadoras do evento, a proposta é possibilitar exatamente um espaço aberto em defesa dos direitos humanos na mídia.

comunicaçãoedireitoshumanos-5.jpg

Profa. Dra. Juliana Fernandes Teixeira, UFPI

“A gente tentou que esse evento não se fechasse nele mesmo, tanto que amanhã a programação inclui uma proposta de observatório da mídia com relação aos direitos humanos. A ideia é que ele sirva como um ponto de partida para continuarmos pensando nesta relação, principalmente nos tempos de hoje que isso se torna cada vez mais necessário”, ressalta.

No painel de abertura foram discutidos temas relevantes dos conceitos mais gerais sobre direitos humanos, além de aspectos mais específicos, como direito à comunicação, gênero, racismo, violência e educação para mídia. De acordo com a Profa. Sarah Fontenele, discutir comunicação e direitos humanos nesta perspectiva é de extrema importância, porque a comunicação também é agente civilizadora, humanizadora e desumanizadora. “A gente precisa pensar perspectivas de comunicação urgente, de uma comunicação que dialogue com as bases, que possibilite o encontro, o diálogo, a participação e as vozes que foram historicamente silenciadas”, afirma.

comunicaçãoedireitoshumanos-3.jpg

Profa. Sarah Fontenele, UFRN

Luan Matheus Santana, aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), é um dos organizadores do Simpósio e reconhece que o tema direitos humanos ainda é pouco discutido nas instituições que solidificam à sociedade. “É um tema que está sendo muito discutido, mas ao mesmo tempo percebemos que dentro da Universidade há uma carência de discussões mais profundas sobre direitos humanos. Então, trazer esse debate à academia é também instigar estudantes, professores e pesquisadores a contribuir com a inserção dessas discussões na sociedade”, declara.

comunicaçãoedireitoshumanos-7.jpg

Luan Matheus Santana, aluno do PPGCOM

Segundo dia na programação do Simpósio:

Dia 29/11 (sexta-feira)

14h – Grupos de Discussões Temáticas (GDT’s)

GDT 1 – Gênero e Mídia

GDT 2 – Minorias e discursos de ódio

GDT 3 – Mídia e Direitos Humanos

GDT 4 – Desafios na era da internet

17h00 – Exibição do Minidocumentário “Esperança 1770”

18h00 – Apresentação da proposta de criação do “Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas e sistemas”.

18h30 – Encerramento

Confira as fotos da abertura aqui.