Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egresso da UFPI recebe premiação de Melhor Tese de Doutorado no XIV Congresso Nordestino de Produção Animal

Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 09h11

Na abertura do XIV Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), o aluno egresso do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí, Luciano Silva Sena,  recebeu a premiação de Melhor Tese de Doutorado. O evento que ocorre entre os dias 28 a 30 de novembro, em Pernambuco, tem uma proposta de levar para o público tudo de mais atual na zootecnia brasileira, desde os novos espaços para atuação a tecnologias recentes nas mais diversas áreas.

WhatsApp Image 2019-11-28 at 14.46.24.jpeg

Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento representando o Luciano Silva Sena na premiação

A tese intitulada “Estudo genômico aplicado ao melhoramento genético de ovinos Santa Inês para características de carcaça”, orientada pelo Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento e co-orientada pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Brito, foi reconhecida como Melhor Tese de Doutorado pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA), defendida e aprovada no dia 12 de março deste ano, na UFPI.

WhatsApp Image 2019-11-28 at 14.46.24 (1).jpeg

Certificação que atesta a Melhor Tese de Doutorado no XIV CNPA 2019

O trabalho defendido foi um dos primeiros no Brasil com o objetivo de mostrar a eficiência da utilização de formação genômica no melhoramento genético de ovinos da Raça Santa Inês para características de carcaças. Segundo Luciano Silva Sena, ainda há carência de iniciativas para o melhoramento genético de ovinos no Brasil. “Esse trabalho apresenta grande importância para contribuir com as informações sobre a potencialidade da inclusão de formação genéticas para variação genética de ovinos e assim estimular os criadores a investir na raça Santa Inês. Essa premiação é um grande estímulo para que mais estudos sejam direcionados ao melhoramento genético da raça”, explica.

Para o Professor José Lindenberg, orientador, a premiação representa um grande reconhecimento da Sociedade Nordestino de Produção Animal, pois é resultado de muita dedicação e pesquisa na UFPI. “Para nós é uma grande satisfação o nosso trabalho ter sido escolhido, haja vista que foi uma concorrência com outras teses desenvolvidas em grandes universidades do Nordeste. A premiação valoriza todo o trabalho desenvolvido por nossos estudantes no Piauí e, sobretudo, com o apoio da UFPI para o resultado das pesquisas”, afirma.

WhatsApp Image 2019-11-28 at 15.14.39.jpeg

O evento acontece na cidade de Olinda, em Pernambuco

O tema que é abordado no XIV CNPA é a “Zootecnia quebrando paradigmas, inovando e melhorando a produção animal”, discutindo as áreas emergentes de grande demanda social, os principais aspectos que visam à utilização de forma consciente, ética e responsável do potencial dos animais com o intuito de, com as mudanças climáticas e novas exigências da população, haja a criação, conservação dos animais e produção de alimentos seguros e de qualidade.