Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ESUD: mesas de debates discutem temas sobre Educação a Distância

ESUD: mesas de debates discutem temas sobre Educação a Distância

Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h43

Esud 2019-30.jpg

Com a proposta de discutir os cenários atuais, os recursos educacionais abertos e a institucionalização e regulamentação do Ensino a Distância, aconteceram na manhã de ontem (27), as mesas de debates do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD).

O Ensino Superior a distância vem para tornar o ensino superior mais acessível. Hoje, mais de 10 mil alunos são beneficiados com o ensino a distância no Piauí. A Mesa de Debates 1 teve como tema “Cenário atuais da EAD”. Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estava na composição da Mesa e expõe que o grande objetivo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) é alcançar os 224 municípios do estado do Piauí.

A UNIREDE é uma associação que trabalha com a filosofia de rede e possui uma estrutura que converge representações das Universidades Estaduais, Institutos Federais e das Universidades Federais. Alexandre M. dos Anjos, Presidente da UNIREDE, explicou que a grande questão da Educação aberta é levar conhecimento, habilidades e competências aos alunos e mais adiante, certificar esse estudantes pela instituição.

ESUD_26-11-2019-820191127173204.jpgProf. Dr. Alexandre Martins Anjos, Presidente da UniRede

Alexandre ainda destacou que é preciso começar a pensar nas politicas de estado e em como conduzir a educação brasileira. “Nós temos que começar a pensar um pouco mais, como a gente trabalha a inovação com o compromisso social. Nós precisamos pensar em politicas permanentes e como a gente consegue se adequar a esse novo que está vindo e está batendo na nossa porta. Nós não podemos de repente trabalhar com uma base nacional que coloque a educação a distância sem planejar, sem pensar em fazer pesquisas”, disse.

A segunda mesa da manhã do dia 27 teve como tema “Recursos Educacionais Abertos”. As práticas abertas tornam o conhecimento acessível do ponto de vista público e ainda podem reutilizar conteúdos em diversos contextos de aprendizagem. Enquanto os recursos educacionais abertos precisam mesclar as praticas abertas com as qualidades e vantagens de ter um conteúdo aberto. Ismar Frango Silveira da Universidade Presbiteriana MACKENZIE, Ebba Ossiannilsson - International Council for open and distance education (ICDE) e Tel Amiel da Universidade de UNB de Brasília (UNB) discutiram o tema.

Esud 2019-32.jpgMesa de debates 2: “Institucionalização e Regulamentação”

Paralelo a mesa de debates 2 aconteceu também a mesa 3 com o tema “Institucionalização e Regulamentação”, Com a presença de Ilka Serra da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Giovane José da Silva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Anilton Salles Garcia da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).

esud 27-11-18.jpg

Mesa de Debate "Currículo e Formação"

Na programação da tarde, houve a realização de duas mesas de debates para discussão dos temas Políticas Públicas, e Currículo e Formação, que contou com as colaborações de Edméa Oliveira dos Santos ( UFRRJ), Eduardo Cezari ( UFTO) e Ebba Ossiannilsson ( Internacional Concil for open and distance education - ICDE).

esud 27-11-17.jpg

Prof. Eduardo Cezari ( UFTO)

Cezari, em sua exposição ao público, destacou a importância de pensar nas possibilidades de formular novos currículos na perspectiva de valorizar o lugar de prática, empreendedorismo e incentivos a produções de tecnologias sociais na formação de novos profissionais. “Atuamos na profissionalização, mas não devemos pensar apenas no perfil técnico, mas de formar um profissional que dê conta das novas demandas do mercado, das demandas sócias, da produção de novas tecnologias, mas pensando na sociedade, e não apenas na empresa que atua ou na cidade onde mora. E o mais importante: valorizar o perfil do egresso o tipo de profissional que vamos entregar à sociedade”.

esud 27-11-14.jpg

“Vamos discutir inovações para a sustentabilidade e  o desenvolvimento dos cursos, e como o ensino a distância pode funcionar para levar oportunidades, igualdade e justiça social para todos.”, enfatizou Ebba.

A programação do ESUD continua nesta sexta (29), com apresentações orais, workshops, mesas de debates e apresentação de pôsteres. A Palestra de Encerramento: “Ethics, Analytics and the Duty of Care Stephen Downe” acontecerá no dia 28 as 14h30.