Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura oficial do SaLiPa será na noite desta quinta no Campus de Parnaíba (28)

Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 10h17

120191122093040.jpg

O Campus Ministro Reis Velloso abre nesta quinta-feira (28), o 7º Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa). A abertura oficial do evento está prevista para iniciar às 18:30hs com as palestras “Quem foi Pádua Ramos?” e “O Homem Ridículo” ministradas por José Hamilton, ex-prefeito de Parnaíba e pelo escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. Além de show com a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo no espaço “Rosa dos Ventos”.

O SALIPA é um evento aberto ao público e tem o intuito de abrir espaço para a celebração da diversidade cultural local e incentivar a leitura. Além de ser uma oportunidade para a comunidade em geral adquirir livros a preços diferenciados.

O evento já faz parte do calendário cultural de Parnaíba e tem como tema “A leitura engrandece a alma”, que este ano homenageia o professor Pádua Ramos, falecido há cerca de um ano.  Ele nasceu em Parnaíba, em 5 de fevereiro de 1935. Em Parnaíba, Pádua morou e estudou até os 20 anos, quando se transferiu para Fortaleza, onde se formou e exerceu a sua atividade profissional, como professor da Universidade Estadual do Ceará e funcionário do Banco do Nordeste. Ele ocupou vários cargos públicos no Piauí e Ceará. No primeiro governo Alberto Silva (1971-1975), foi secretário de Planejamento, sendo o responsável pela elaboração dos grandes projetos realizados no período. Foi secretário de Planejamento também do Ceará. Pádua Ramos foi, ainda, superintendente de Operações da Sudene/Finor; presidente do Bandece – Banco de Desenvolvimento do Ceará; do BEC -Banco do Estado do Ceará e do BEP – Banco do Estado do Piauí, além de superintendente-adjunto da Sudene e pró-reitor de Planejamento da UECE.

420191122093040.jpg

Dentre os palestrantes estão confirmado o jornalista Francisco José, do Globo Repórter, no dia 30, às 19h com a Palestra “Desafio das Grandes Reportagens”; o psiquiatra e escritor Edmar Oliveira, a escritora Joice Berth. Além dos professores Wellington Soares, Neto Ceará, Feliciano Bezerra, Francisco Machado, Claucio Ciarlini, Fred Lima, Fonseca Neto, Alcione Amorim, o jornalista Zózimo Tavares, dentre outros.

Como parceiro, a UFPI realiza junto com a Fundação Quixote o Salão do Livro do Piauí o Seminário Língua Viva. O Salipi trouxe uma visibilidade muito grande para a produção e linha editorial da EDUFPI. E estão previstos em torno de quarenta lançamentos.

SaLiBom – Salão do Livro de Bom Jesus

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Quixote, Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/PI) realizaram entre os dias 21 e 23 de novembro a 4ª edição do SaLiBom – Salão do Livro de Bom Jesus.

WhatsApp Image 2019-11-26 at 16.33.27.jpeg

A edição de 2019 aconteceu no Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE e já faz parte do calendário de eventos do Estado do Piauí, sendo um dos mais prestigiados, consistentes e que oportuniza o acesso facilitado de livro, leitura e cultura literária à todas as pessoas.

Estiveram presentes na abertura oficial do Salibom, o professor e presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, o Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima, e de professores e coordenadores de cursos da UFPI e de municípios vizinhos de Bom Jesus.

O SaliBom teve uma programação diversificada com atividades simultâneas que  compuseram atrações multiculturais durante os três dias do evento, como palestras, seminários, fóruns temáticos, exposição de arte e cultura, onde artistas da terra fizeram apresentações musicais e de dança.  Além de Exposições, oficinas de contadores de histórias e de Mamulengos, show cultural com duas bandas a cada noite, dentre outras atividades.

WhatsApp Image 2019-11-26 at 16.33.26.jpeg

A feira de livro ocorreu paralela ao evento, com a venda de livros, de títulos tanto da EDUFPI, quanto de títulos de diversas editoras do Brasil. O Salão do Livro de Bom Jesus recebeu no último final de semana, milhares de adolescentes e jovens das redes municipal e estadual de ensino.

Os salões de livros e as quebras de barreiras

Os salões de livros e toda sua capacidade técnica e operacional chama a atenção para as diferentes funções que os livros podem cumprir em um mundo onde muitos se esquecem de sua importância devido à facilidade de acesso à informação pela internet. Os eventos que acontecem nos diferentes campus da Universidade Federal do Piauí são formas de transpor as barreiras acadêmicas que, muitas vezes, nos seguram dentro das universidades. Os salões são momentos que buscam discutir sobre uma multiplicidade de temáticas com quem não está necessariamente ligado à universidade, para pessoas de fora desse contexto, ampliando o conhecimento de aspectos relativos à cultura como forma de atravessar os muros da universidade e compartilhar os conhecimentos que são produzidos dentro da academia.