Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura oficial do Esud 2019

Abertura oficial do Esud 2019

Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 09h11

O maior congresso latino-americano de Educação a Distância teve início na noite dessa terça-feira (26), no auditório do Centro Universitário Uninovafapi. A abertura do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) contou com a participação de autoridades, professores e alunos de diversas regiões do pais. A abertura do evento também teve a apresentação cultural da Orquestra Sanfônica de Teresina, palestra inaugural com o professor da Universidade de Barcelona e coquetel.

ESUD 26-11-2019-56.jpg

A Universidade Federal do Piauí em parceria com outras instituições do estado, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), beneficia cerca de 10 mil estudantes distribuídos em 15 cursos de graduação, com 5 novos cursos aprovados - e atua na pós-graduação com três mestrados semi presenciais. Para a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, a realização do evento é um grande desafio, mas também é reafirmar o compromisso com todos os estudantes. “É uma grande congregação entre instituições parceiras e a reafirmação do nosso compromisso com a democratização do acesso à educação de qualidade. Uma modalidade que antes era questionada, hoje conseguimos o conceito 4 no Enade”, exprime.

ESUD nadir nogueira20191128121504

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Segundo o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI, a abordagem temática tem como premissa básica discutir sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com vistas à sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino, utilizando o diálogo com estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais. “É realmente um evento que veio consolidar o nosso trabalho e para a nossa Universidade Federal do Piauí é um momento de fortalecer a internacionalização, bem como a divulgação da nossa marca em prol da educação a distância, visto que esta modalidade cresceu, interiorizou e democratizou o ensino superior nas mais diversas cidades do Estado do Piauí”, diz.

ESUD 26-11-2019-55.jpg

Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI

O congresso traz diversas discussões inovadoras na perspectiva de como você  pode fazer a educação de formas diferentes das que muitas vezes estamos acostumados no dia a dia. De acordo com Prof. Dr. Alexandre Martins Anjos, muitos conhecem o processo de ensino e aprendizagem que é feito na modalidade presencial, ou seja, com o giz e lousa, mas é preciso criar uma abertura para o ensino a distância. “Quando você começa a trazer experiências de outras pessoas que trabalham com formas inovadoras da tecnologia, você começa a refletir que é possível fazer educação a partir da ruptura do tempo, do espaço. Não precisa estar na sala de aula para fazer educação”, explica o Presidente da UniRede.

ESUD 26-11-2019-8.jpg

Prof. Dr. Alexandre Martins Anjos, Presidente da UniRede

A palestra inaugural abordou o tema “Blockchain: novos desafios para o EaD”. O Blockchain é uma tecnologia que significa "cadeia de blocos" que permite o armazenamento de eventos criptografados. De acordo com o Prof. Dr. Antonio Ramón Bartolomé Pina, da Universidade de Barcelona, o blockchain é uma inovação tecnológica que incentiva o desenvolvimento de trabalho intelectual e contribui para o conhecimento científico do país. "E uma tecnologia que ajuda nos desafios do ensino a distância para manter/garantir a qualidade dos cursos”, reforça.

ESUD 26-11-2019-70.jpg

Prof. Dr. Antonio Ramón Bartolomé Pina, Universidade de Barcelona

O XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) segue até o dia 29 de novembro com vasta programação de palestras e mesas de debates.

Matéria na UFPTV

Captura de Tela 2019-11-29 às 09.09.32.png