Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Memória do Jornalismo Piauiense entrega material digitalizado

Projeto Memória do Jornalismo Piauiense entrega material digitalizado

O Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) da Universidade Federal do Piauí realiza hoje (08), às 17h, na Sala do Espaço Integrado da Memória no CCE-UFPI, o primeiro evento de entrega do material digitalizado pelo núcleo durante o ano de 2012, para os representantes do Arquivo Público, Sr. Luther Gonçalves, Diretor e Teresinha Cortez, Arquivista.

Na ocasião serão entregues 20 DVDs com mais de 300 exemplares de periódicos já digitalizados, disponíveis para alunos, pesquisadores e sociedade em geral, que terão acesso a jornais, revistas e almanaques dos séculos XIX e XX, tanto no Espaço Integrado da Memória na UFPI, como na Casa Anísio Brito, Arquivo Público do Piauí. Nesse primeiro lote podem ser consultados jornais das últimas décadas do século XIX até a década de 1970.

Os periódicos digitalizados fazem parte da primeira etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense encampado pela professora do Departamento de Comunicação Social da UFPI Dr.ª Ana Regina Rêgo e que tem o apoio do CNPQ, como também do Departamento de Jornalismo da UFPI e do Mestrado em Comunicação, além de parcerias com o Programa de Educação Tutorial em História/UFPI. Segundo Ana Regina, "a ideia do Projeto é colocar todo o acervo do jornalismo piauiense em um portal em que a acessibilidade se torne uma realidade para todos". A professora informou também que o site do Projeto Memória do Jornalismo foi contemplado no último edital da Lei A. Tito Filho e aguarda somente a liberação dos recursos por parte da Fundação Cultural Monsenhor Chaves para se concretizar.

Durante o evento, o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo em Comunicação (NUJOC) estará entregando ao Departamento de Comunicação da UFPI todo o acervo dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) digitalizados, que serão disponibilizados para consulta por parte da comunidade acadêmica, nos computadores do Espaço Integrado da Memória. São mais de 500 trabalhos desenvolvidos ao longo dos quase trinta anos do curso de Comunicação Social da UFPI. Segundo a professora Ana Regina Rêgo, que implantou os dois projetos, a iniciativa visa preservar a história e a memória do jornalismo piauiense, estimular a identificação cultural, facilitar o acesso e o surgimento de novas pesquisas que englobem o Piauí.

Projeto Memória do Jornalismo Piauiense
O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense vem contando, ao longo dos últimos dois anos, com o trabalho dos bolsistas dos cursos de Comunicação (seis bolsistas) e de História (um bolsista).

Jéssica Santos, recém-egressa do curso de jornalismo da UFPI, atuou como bolsista do projeto Memória do Jornalismo e relata as dificuldades enfrentadas pela sua pesquisa antes do surgimento do projeto de digitalização. De acordo com ela, "além do pouco que há escrito sobre o jornalismo feminino, o acesso aos próprios jornais era difícil. Alguns historiadores tinham cópias de um ou outro exemplar, mas era pouco. Com a parceria do Nujoc com o Arquivo Público, digitalizamos as sete cópias originais do jornal Borboleta, que me serviram de base para o estudo e disponibilizamos também para futuras pesquisas".

Projeto Memória do curso de Jornalismo da UFPI
Para o projeto Memória do curso de Jornalismo da UFPI, até que o site seja finalizado, serão disponibilizados computadores, na hemeroteca do curso, para que os alunos e demais interessados possam acessar o material. Neste projeto o NUJOC vem contando até o momento com o trabalho de duas bolsistas.
O estudante do 7º período de Jornalismo, Rogério Holanda, salienta que haverá mais facilidade para se localizar os trabalhos e o manuseio será adequado e ressalta, "perdemos muitos materiais nos arquivos públicos por conta de manuseios inadequados. A digitalização das monografias do nosso curso traz inúmeras vantagens, dentre elas, está a garantia desse acervo, já que a versão digital não se danifica; a facilidade para localizar nossos trabalhos de interesse agora é bem maior, isso deve aumentar a procura por esses trabalhos feitos por ex-alunos".

Outras Parcerias
O Espaço Integrado da Memória funciona nas instalações do Departamento do curso de Jornalismo da UFPI de forma integrada ao Mestrado em Comunicação. Além da parceria já consolidada com PET, por meio do Prof. Dr. Pedro Vilarinho e renovada com o novo tutor, Prof. Dr. John Kennedy; também trabalha com os Grupos de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade e História da Educação no Piauí, coordenados pelo Prof. Dr. Antônio de Pádua de Carvalho Lopes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Apoio UFPI
Os Projetos "Memória do Jornalismo Piauiense" e "Memória do curso de Jornalismo da UFPI" têm recebido apoio incondicional da Instituição, tendo sido recentemente contemplado no Edital Pró-Equipamentos etapa institucional com a futura aquisição de uma digitalizadora de microfilmes, o que vai acelerar o processo de digitalização e disponibilização do acervo de jornais e revistas constantes nos acervos de microfilmes do Arquivo Público, como do acervo pessoal da Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo e do PET-História.

Prêmio Nacional
O Projeto Memória do curso de Jornalismo foi contemplado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de História da Mídia com a bolsista PIBIC, Thamyres Sousa, durante a realização do IX Encontro Nacional de História da Mídia em Ouro Preto no final de maio do corrente ano.