Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Bom Jesus promove II Mostra de Medicina Veterinária Preventiva

Campus de Bom Jesus promove II Mostra de Medicina Veterinária Preventiva

Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h46

foto 1 120191126174101

A Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP), em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária do Campus Profa. Cinobelina Elvas (CAMEV-UFPI/CPCE) e o Projeto de Pesquisa e Extensão em Leptospirose (LeptoVET), realizaram no dia 25 de novembro a II Mostra de Medicina Veterinária Preventiva com o tema “Alternativas de Controle para Mitigação de Doenças e Agravos Relacionados às Mudanças Climáticas”.

foto 220191126174150

O dia foi dedicado a exposição de trabalhos científicos e de extensão produzidos pela LAVEP e LeptoVET, além da apresentação de trabalhos avaliativos voltados para a temática do evento, sendo envolvidas as disciplinas: Higiene Veterinária e Saúde Pública, ministrada pela Profa. Dra. Glenda Lídice de Oliveira Cortez Marinho; Microbiologia Veterinária I e Doenças Infecciosas, ministradas pelo Prof. Dr. David Germano Gonçalves Schwarz; e Parasitologia Veterinária e Doenças Parasitárias, ministradas pela Profa. Dra. Márcia Paula Oliveira Farias.

foto 320191126174235

O evento contou com o apoio da Direção e da Coordenação do Curso de Medicina Veterinária do CPCE, tendo como comissão avaliadora dos trabalhos os professores do CPCE.

Foram apresentadas alternativas de controle para vetores, animais peçonhentos e para a potabilidade da água. A importância de enfermidades infecciosas e parasitárias relevantes foi discutida através de vídeos, banners e folders. Além disso, a inovação também esteve presente no evento através da abordagem da bioinformática e o seu uso na medicina veterinária. Os melhores trabalhos foram premiados.

foto 420191126174327

“A curricularização da extensão e as novas diretrizes para os cursos de medicina veterinária nos desafiam a reestruturar nossas metodologias de ensino. A proposta do evento é semestral e com ela buscamos estimular nossos alunos a criar e desenvolver propostas dentro da área da medicina veterinária preventiva em benefício da coletividade, dessa forma, construímos e aprimoramos saberes”, afirma a Profa. Dra. Glenda Lídice de Oliveira Cortez Marinho, Coordenadora da LAVEP.

foto 520191126174419

O evento foi encerrado com a palestra da psicóloga Thalita Pachêco do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do CPCE, que destacou a importância e os cuidados preventivos da Síndrome de Burnout e um pocket show da Banda da Priscila, formada por professores e alunos do CPCE.

foto 620191126174503