Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitoria Itinerante consolida projeto de gestão compartilhada na UFPI

Reitoria Itinerante consolida projeto de gestão compartilhada na UFPI

Com o objetivo de possibilitar uma maior aproximação dos campi situados no interior do Estado com a administração superior, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início em maio de 2013, às ações do Projeto Reitoria Itinerante. A iniciativa, já implantada no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, chegou recentemente, no último dia 1º de julho, ao Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos.

Com três meses de implantação, a Reitoria Itinerante já é considerada como um dos maiores avanços administrativos da atual gestão. Por meio do projeto foram desenvolvidas pesquisas diversas, como as que envolvem bovino de leite e apicultura, além do fechamento de acordos, como o convênio de utilização de área para irrigação de 16 hectares, ambos em Bom Jesus. Durante as visitas, discentes e docentes têm a oportunidade de apontar as demandas de determinado campus, agilizando o processo de atendimento e resolução das mesmas.

A proposta da administração superior da UFPI é a de que a Reitoria Itinerante chegue a todos os campi da Instituição, buscando, além da aproximação, a troca de informações, na tentativa de suprir as necessidades e atender de forma eficaz as demandas mais urgentes.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Alveni Barros, diretora do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos),"a experiência da Reitoria Itinerante no CSHNB foi de extrema importância para a comunidade universitária não somente por possibilitar uma aproximação dos professores, dos servidores técnico-administrativos e dos alunos com a equipe gestora da UFPI , mas também por discutir as demandas do campus a partir da constatação real dos problemas. A lição que fica de tal experiência é a possibilidade de se aplicar no ensino superior os princípios de uma gestão democrática e participativa".

Professora Alveni Barros

O Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, professor Lauro Viana, afirma que "a Reitoria Itinerante possibilita uma troca entre a administração superior e a comunidade acadêmica dos campi do interior. A Reitoria Itinerante nos dá a oportunidade de, in loco, apresentar as propostas da atual gestão, possibilitando a compreensão daqueles que fazem a UFPI nos campi do interior; aumentando a confiança na própria gestão".

Professor Lauro Viana

Para Lauro Viana, "faz muito bem a administração superior da UFPI, que fica na sede, em Teresina, conhecer a realidade de outros campi; até mesmo para entender a demanda de uma forma mais adequada. Além de percebermos as necessidades destes campi, temos também a oportunidade de expor nossas limitações frente a determinadas demandas. Quando fica claro para as duas partes, é mais fácil nos harmonizarmos e chegarmos a um denominador comum".

Da mesma forma, o Prefeito Universitário, José Alves de Mendonça, avaliou que "a visita in loco é muito mais eficiente para termos um contato mais estreito com os campi, termos uma visão privilegiada de trabalho e, a partir daí, já elaborarmos uma noção de planejamento para o atendimento dessas demandas. Além disso, é de extrema importância para o sucesso da operacionalização dos serviços e para aproximar a administração superior dos outros nossos campi".

José Alves de Mendonça, Prefeito Universitário da UFPI

De acordo com a professora Rosália Brandim, Coordenadora de Estágio Obrigatório da Pró-Reitoria de Graduação, essa é uma experiência muito interessante e gratificante, porque a universidade, através dos seus setores e gestão, chega diretamente à sua demanda, ou seja, coordenadores de cursos, professores, funcionários e alunos. "É uma experiência muito válida, que nos oportuniza ter uma noção viva de como a universidade está funcionando, como ela está sendo vivida. Além disso, traz inúmeras respostas para ambos os lados", disse.

Professora Rosália Brandim