Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC/UFPI participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores (FONAPRACE)

PRAEC/UFPI participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores (FONAPRACE)

Os Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e Comunitários estiveram reunidos, no dia 1º de julho, em Brasília, no Auditório da ANDIFES, em Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) para discutir o Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da reunião foi reunir sugestões para o aprimoramento do PBP/MEC, na perspectiva de torná-lo mais inclusivo, beneficiando um maior número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Universidade Federal do Piauí foi representada pela professora Dr.ª Cristiane Torres, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Durante a reunião, a principal proposta foi a eliminação da exigência de que apenas alunos matriculados em cursos de graduação com carga horária diária de pelo menos 5 horas possam se inscrever no Programa. Também houve manifestação do Fórum em prol da ampliação de recursos para a Assistência Estudantil desenvolvida pelas Instituições Federais de Ensino. A proposta do FONAPRACE foi apresentada à Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), no dia 2 de julho, e houve a promessa de que, em breve, haverá uma resposta do MEC quanto à aceitação ou não da proposta.