Os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), um evento que já se mostra tradicional na instituição, organizado pela PROPESQI, PREXC, PRAEC, PIBIC, Residência Pedagógica e CNPQ, acontecem até a próxima sexta-feira 22 de novembro, em todos os campi da instituição. No Campus Ministro Reis Velloso, aconteceu na última segunda-feira (19), três oficinas que enfatizaram o ensino e aprendizagem de ciências e suas diversas facetas, onde os inscritos que foram instruídos a elaboração de materiais prático-pedagógicos.
Oficina: a arte como alternativa do professor inovar
As oficinas “Arte como alternativa do professor inovar”; “Mapas mentais”; “Oficina de feltro: educação em 3D” estavam sob coordenação da Docente Orientadora, Profa. Dra. Maria Helena Alves do programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e foram ministradas pelos residentes: Ana Beatriz dos Santos Morais; Maria Zilda Sales Sousa; Valéria de Fátima Veras de Castro; Maria de Jesus Pereira Gomes; Raquel Fonteles dos Santos; José Rodolpho de Sousa Lopes; Eduardo dos Santos Costa e Ygor Victor Ferreira Pinheiro.
Oficina: a arte como alternativa do professor inovar
Segundo a Profa. Dra. Maria Helena Alves, os pontos crucias e diversificados de métodos artísticos para o ensino de ciências como a música através de paródias, desenhos e Teatro foram abordados. Além disso, na oficina de feltro em 3D foram explorados os materiais de Sistema Solar, Sistema Digestório e as Células. Para a oficina de mapas mentais foi trabalhado, também, na prática a produção de mapas mentais, seus conceitos e de como a memorização ocorre, instigando aos participantes os diferentes e eficientes métodos para o planejamento e ministração de aulas.
“Todos os participantes e ministrantes estão de parabéns e a ciência ganha com multiplicadores de metodologia que vem ajudar no ensino e aprendizagem”, finaliza a professora.
Oficina de Feltro em 3D
Oficina Mapas Mentais