Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerrados os trabalhos do I PET em Educação - CCE/UFPI

Encerrados os trabalhos do I PET em Educação - CCE/UFPI

Com o tema "A pesquisa como princípio educativo na formação inicial" aconteceu, na tarde desta quinta-feira (04), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), a solenidade de encerramento do I PET/Pesquisa em Educação - CCE/UFPI. O evento, que acontece desde o dia 13 de junho, contou com realização de oficinas, apresentações de palestras e mesa redonda.

O encontro tem o intuito de refletir sobre a importância das pesquisa na formação dos estudantes, em especial, os do curso de Pedagogia, como explica a tutora do PET-Pedagogia, Hildamara Araújo. "Nós organizamos o evento na forma de oficinas com metodologias específicas, como a história oral, a representação social e a narrativa, por exemplo. Os professores da pós-graduação do curso foram os responsáveis pela realização delas", disse.

A tutora ressaltou o sucesso de participação e o planejamento da segunda edição do evento. "Nós fizemos um balanço muito positivo do evento, pois contamos com a participação de mais de duzentos alunos. A participação das oficinas foi maciça. Ficamos tão empolgados que já estamos planejando outra edição do evento para o próximo mês, com outras metodologias", informou Hildamara.

O Pró-reitor de Extensão, Miguel Ferreira Cavalcante Filho, afirmou que o modelo do PET é um sucesso. "Quando a tutora executa uma integração dessa, ela põe em exercício para a comunidade e até mesmo para os alunos petianos, tudo o que vem aprendendo e vivenciando na temática da qual está inserida. Alinha a metodologia de trabalho e o nível de conhecimento. Enfim, o PET é um modelo de sucesso", ressaltou o Pró-reitor.

Na oportunidade, o diretor do CCE, José Augusto Mendes, parabenizou a organização do evento e destacou o crescimento que os grupos PET vêm ganhando no país. "O Brasil já está com cerca de 800 grupos PET em 150 instituições de ensino superior. O de Pedagogia da UFPI teve uma ascensão incrível nos últimos meses, prova disto, é a qualidade e a participação dos estudantes neste evento", frisou o Diretor.

A estudante e integrante do PET-Pedagogia, Thérita Fonteles, acredita que fazer parte do PET é uma oportunidade de adquirir e trocar conhecimentos. " É muito satisfatório integrar este grupo, uma vez que não são todas as pessoas que têm a chance de participar dele. Além de aprimorar ainda mais nosso conhecimento acadêmico, por meio do PET temos a oportunidade de dividir experiências através de apresentação de trabalhos não só no nosso Estado, mas, até mesmo em outro país", finaliza a estudante.