Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREG divulga calendário acadêmico 2017.4, 2018.1 e 2018
Início do conteúdo da página

Tem início terceira edição da Semana de Estudos em Moda e Design – SEMD

Imprimir
Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h39

 logo semd20191111122820

O Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou na manhã desta segunda-feira (11), a terceira edição da Semana de Estudos em Moda e Design – SEMD. O evento tem por objetivo gerar o encontro entre a moda, a comunidade acadêmica e profissionais da área, dialogando sobre o campo da moda e as suas diferentes interfaces com outras áreas do conhecimento.

SEMD 520191111124140

Evento teve início na manhã de hoje

Além disso, a SEMD pretende desenvolver a pesquisa cientifica e a extensão na moda, assim como estreitar o relacionamento do curso com a comunidade acadêmica em geral. O evento conta com minicursos, oficinas, conferências, mesas-redondas e Grupos de Trabalho (GT’s) com apresentações orais dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos do Curso de Moda e afins e participação de palestrantes e convidados de outras IES, que contribuirão na troca de conhecimento. O evento conta com o apoio da marca Fashion Revolution, que desde 2014 leva este tipo de discussão a mais de 90 países.

SEMD 920191111124323

Semana traz um programação variada

Letícia Lustosa, aluna do curso de Moda, comentou sobre o evento. "No curso existe o estereótipo de que ele é tido como futilidade e é importante que a gente mostre para a sociedade que no curso de Moda existe pesquisa científica, produção acadêmica e tem pesquisa, tem desenvolvimento de produtos, não estamos simplesmente criando roupas. Estamos criando produtos que vão facilitar a vida das pessoas", disse.

SEMD 1220191111123249

Letícia Lustosa, aluna do curso de Moda e presidente da empresa júnior MoDe Jr.

Ela destaca que eventos dessa natureza são importantes para disseminar o que está sendo produzido. "O nosso curso de Moda em relação a cursos tradicionais como Medicina, Enfermagem, Engenharia, até Jornalismo mesmo, que são cursos que já possuem bastante tempo, já têm as suas semanas de pesquisa, de produção consagrada. É importante que a gente esteja organizando esse tipo de evento para trazer os alunos do curso de Moda, tanto aqui da UFPI quanto de outras instituições para poderem estar mostrando o seu trabalho, a sua pesquisa e estarem contribuindo para a construção de um mercado de moda mais justo e atrativo. Pois nós sabemos que a nossa área ainda é um espaço muito complicado no sentido de que tem poluição, tem várias coisas e a gente tem que melhorar, tem que ajudar a construir uma moda mais justa, mais sustentável".

SEMD 1420191111123424

Núbia de Andrade, professora do curso de Moda e coordenadora do evento

Uma das coordenadoras do evento, a professora Núbia de Andrade, enfatizou a importância da SEMD para os alunos e comunidade em geral. "Esse evento tem como base ser um evento científico. A importância dele para o curso de Moda é exatamente isso, ele vai fomentar essa cientificidade dentro do curso e mostrar produções dos alunos e do pessoal de fora, pois é um evento aberto à comunidade. Tem oficinas, minicursos, Grupos de Trabalho (GT's), palestras com professores daqui que vão falar sobre seus trabalhos, além de palestras de professores de fora. Nós temos minicursos sobre Design de Calçados, Design de Moda e Ilustração de Moda, Modelagem, Conservação Têxtil etc. Todas essas áreas em que o curso atua. Então, é um evento aberto a comunidade, que a comunidade foi convidada a participar também, e a gente quer contribuir e mostrar o que o curso faz, o que o curso pesquisa", destaca.

SEMD 1520191111123609

Simone Ferreira de Albuquerque, professora do curso de Moda e membro da comissão científica do evento.

A profesora Simone Ferreira enfatizou as atividades ofertadas pelo evento para a comunidade. "Esse evento traz conhecimento extra, gerando várias oportunidades para os alunos. A gente traz professores de fora com conteúdos novos e isso serve como uma reciclagem geral para os alunos e para os professores também, pois muitos deles irão participar dos cursos que estão sendo oferecidos. Vamos ter minicurso com a professora Olívia Figueiredo, que veio de João Pessoa. Vamos ter curso de modelagem, de artesanato, pois está muito em voga hoje o resgate do artesanato no design. Teremos também mesa-redonda, vários bate-papos sobre diversos assuntos, como sustentabilidade, apresentação de GT´s de trabalhos acadêmicos dos alunos do curso e de outras faculdades da cidade, que abordarão todos os assuntos de moda. Hoje pela manhã teremos também cursos com o professores de Minas Gerais, Pernambuco e de outros Estados".

SEMD 1620191111123923

Cícero de Brito Nogueira, professor de Moda e organizador do evento

O professor Cícero Nogueira falou um pouco sobre o lançamento da primeira revista digital do curso de Moda, Contrafio. "Sou professor e coordenador da revista Contrafio. A proposta desta revista é fazer um intercâmbio entre a universidade e a população, fazendo um link para mostrar tanto a produção dos alunos do curso de Moda, como também estreitar a relação com a indústria. Surgiu a necessidade de fazer a divulgação tanto do que é feito na universidade e como isso é mostrado para a sociedade. A revista tem por objetivo mostrar como está sendo feita a produção de moda dentro da academia, como está sendo ensinado e resultados disso. Em sua divulgação, a Contrafio terá editoriais, haverão ensaios, produções feitas pelos alunos e entrevistas feitas no campo industrial da Moda aqui de Teresina."

A inscrição para a SEMD pode ser feita pelo site: semd.ufpi.br

Confira mais fotos aqui.

Fim do conteúdo da página