Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC realiza Simpósio de Inclusão e Acessibilidade na UFPI

PRAEC realiza Simpósio de Inclusão e Acessibilidade na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), convida a comunidade universitária e demais interessados para o simpósio Inclusão e Acessibilidade na UFPI que objetiva fomentar a discussão sobre a política de educação inclusiva na Instituição.

O Simpósio tem como perspectiva a elaboração de um Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva que garanta o acesso de pessoas com necessidade educacionais específicas à vida acadêmica, eliminando barreiras sociais, comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas, de comunicação e de informação.

A participação de representantes de todas as unidades acadêmicas e gestoras da UFPI é fundamental, pois a implementação de um sistema de ensino inclusivo pressupõe a adoção de medidas de apoio relativas a todas as atividades acadêmicas e administrativas.

PROGRAMAÇÃO

O simpósio Inclusão e Acessibilidade na UFPI será realizado na segunda-feira, 15 de julho, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) a partir das 8h com a participação do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e da Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista Bezerra Torres, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários.

A programação segue com a palestra "A Inclusão e os Desafios no Ensino Superior" da Prof.ª Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Doutora em Psicologia pela UNB, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva da UFPI, no horário de 08h30 às 09h10.

"Acessibilidade na UFPI" será a palestra a ser ministrada pela Prof.ª Ms. Nicia Bezerra Formiga Leite, Arquiteta, Mestre em Geotécnica Ambiental, professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação, Acessibilidade e Mobilidade Urbana da UFPI, no horário de 9h10 às 9h50.

A palestra "Práticas Pedagógicas no Contexto de uma Universidade Inclusiva" será ministrada pela Prof.ª Ms. Lucineide Morais de Souza, Pedagoga, mestre em Educação, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva da UFPI, no horário de 14h às 14h40.

A última palestra será "Aspectos Legais da Inclusão", no horário 14h40 às 15h20, a ser ministrada pelo Sr. Mauro Eduardo Cardoso e Silva, Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coned), em substituição à Dr.ª Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, Promotora de Justiça do Estado.

Ao final de cada palestra haverá espaço para discussões sobre os temas propostos.

Veja aqui a programação completa do Simpósio.