Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UFPI realiza reunião

Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UFPI realiza reunião

Integrantes do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniram na manhã desta quinta-feira (04), na Sala de Reuniões do prédio de Pós-Graduação em Educação, para discutir a organização do Fórum e questões relacionadas aos programas de pós-graduação.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do mestrado em Filosofia, professor Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho. O encontro foi o primeiro após a reativação do Fórum, anteriormente aprovado em reunião com o Reitor José Arimatéia Dantas Lopes, o Pró-reitor de Pós-Graduação, Helder Nunes da Cunha, e coordenadores de pós-graduação, que sugeriram a instalação de um Fórum para discutir os assuntos relacionados aos programas .

Na ocasião, o professor Dr. Helder Nunes falou da importância de ter um fórum de discussão como esse. "O Fórum reúne todos os coordenadores dos programas de pós-graduação e representa um canal de discussão com o reitor. Além disso, através dele podemos estabelecer uma melhor comunicação com os programas de pós-graduação", disse.

Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação durante a reunião do Fórum

Durante a primeira reunião do Fórum, foram tratados pontos como a sua organização com relação à definição do coordenador e sub-coordenador, que são os membros de referência junto aos coordenadores dos programas e interlocutores diretos com a administração superior.

Também foram discutidas as atividades que poderão ser feitas junto aos coordenadores. Segundo o professor Helder de Carvalho, esta é uma forma de solucionar determinadas dificuldades de forma a contribuir para os avanços no âmbito da pós-graduação. "O Fórum é o instrumento de articulação mais eficiente entre coordenadores e a administração superior, de modo que consiga identificar os problemas, dificuldades, e também discutir as soluções possíveis", diz.

O Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação possibilita aos coordenadores conhecerem outros programas e identificarem as questões em comum, além de proporcionar um intercâmbio de experiências. Em sua fala, a coordenadora da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN), Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araujo, reforçou os pontos sobre a realização do Fórum. "É importante, pois, a partir da interação com outros coordenadores de pós-graduação podemos apresentar os programas e identificar os problemas em comum, bem como compartilhar experiências. Para então, tentar melhorar, estimular a produção e elevar o nível de alguns programas que ainda possuem nível 3, por exemplo", disse.