O evento aconteceu no Cine Teatro da UFPI
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), a continuação da II Jornada de Integração do Centro de Ciências da Saúde (JICCS), IV Seminário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e I Jornada de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS), que está sendo realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
O evento (JICCS) tem como objetivo estabelecer maior integração entre os cursos de Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Medicina e Serviço Social, visando alertar a sociedade acadêmica sobre a importância que se deve ter com a saúde. Em 2019, em sua segunda edição, a Jornada de Integração do Centro de Ciências da Saúde traz o tema “Educação Interprofissional: desafios e potenciais de profissionais da saúde”.
Profa. Ma.Gabriela Uchoa
“A gente quer a diversidade, o crescimento em conjunto com todos da área da saúde para que possamos contribuir junto e nos unirmos mais. Durante o curso e até depois, a gente acaba trabalhando de forma individualizada, e tentamos mostrar nessa Jornada a importância do trabalho em conjunto”, afirma a Prof. Ma. Gabriela Uchoa.
Profa. Dra. Sofia Laurentina
A Profa. Dra. Sofia Laurentina, do curso de Serviço Social, que conduziu a mesa-redonda, com a temática “Saúde: Conceitos e Mitos”, fala que o evento é importante para abordar diversas temáticas, incluindo a dessa manhã que fala de saúde mental. A mesma, além de moderadora da mesa foi também palestrante, e sua fala foi voltada para as perspectivas sociais referentes à saúde mental. “Trouxe uma discussão que fala dos determinantes; das políticas públicas; o que o Estado está oferecendo em termos de serviços no âmbito do SUS para as pessoas que sofrem com transtornos mentais e também com a questão do consumo de álcool e outras drogas”.
Integrantes da mesa-redonda do evento
A mesa foi composta pela Profa. Dra. Sofia Laurentina; a psicóloga Layone Holanda; o médico psiquiatra Leonel Veloso; e o Prof. Dr. Carlos Eduardo. Durante o debate foram abordados temas como suicídio, saúde mental e felicidade. Logo após houve um bate-papo interativo seguido de um intervalo e retorno com palestras.
O evento, que é realizado durante os dias 06 a 08 deste mês, conta com apresentações de trabalhos, mesas-redondas, palestras e tendas de orientações sobre vacinas e gestão do trabalho e educação na saúde, e contará com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e especialistas na área.
Confira aqui mais fotos.