No dia 25 de outubro, o Programa de Educação Tutorial Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una (PET-ISUU) em parceria com o Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias e com a Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) promoveram a ‘Visita Guiada’ na Universidade Federal do Piauí - Campus Professora Cinobelina Elvas, como parte da programação da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), com o intuito de apresentar os cursos e alguns laboratórios que a instituição dispõe. O público-alvo foram os alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Bom Jesus.
A primeira ação foi a recepção dos alunos e, em seguida, a apresentação dos cursos ofertados no Campus (Engenharia Florestal, Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura em Educação no Campo e Engenharia Agronômica), através de palestras ministradas por um representante discente de cada curso. A petiana Izabelle Barboza afirma que “foi um momento interativo onde os alunos puderam tirar suas dúvidas e curiosidades sobre os cursos e conhecer as diferentes possibilidades que englobam cada área”. Esse momento também foi destinado à apresentação dos diferentes grupos de estudo e empresas Juniores do Campus: PET-ISUU, Grupo de Estudo em Biodiversidade (GBIO), Empresa Júnior de Agronomia (Agritec), Empresa Florestal do Piauí Júnior (EfloPI Jr.), Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) e o Núcleo de Agroecologia do Vale do Gurgueia (NAGU).
Momento de apresentação dos cursos de graduação pelos discentes
Após as apresentações os alunos foram convidados a conhecer alguns dos locais de estudos e realização de pesquisas dos diferentes cursos; mais especificamente, o laboratório de Botânica, apresentado pelo grupo PET, o de Genética, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Silvokleio da Costa Silva, e o de Propagação de Plantas (Prof. Dr. Rafael de Souza Miranda e grupo de pesquisa de Bioquímica e Fisiologia Vegeta – BIOPLANT, coordenado por ele), além do Hospital Veterinário Universitário, apresentado pela LAVEP.
Apresentação do laboratório de Propagação de Plantas
Nas instalações visitadas, explicou-se como se dava a atuação dos profissionais na respectiva área, a estrutura e equipamentos foram apresentados e uma prática simples foi realizada com o grupo visitante. No laboratório de Botânica, partes vegetativas e reprodutivas de plantas puderam ser visualizadas em microscópico e lupa. No laboratório de genética foram apresentados alguns resultados de pesquisas, como insetos preservados em resina e estrutura de cromossomos de plantas. No laboratório de propagação de plantas foram apresentados resultados de pesquisas e os alunos foram conduzidos ao viveiro onde ficam os experimentos. No Hospital Veterinário Universitário explicou-se o funcionamento dos laboratórios e os procedimentos comumente realizados.
Apresentação do laboratório de Genética
Renan Henrique Beserra de Souza, participante do grupo de pesquisa Bioplant, declarou: “Foi um evento bem organizado, possibilitando o contato dos alunos com os laboratórios e as pesquisas que são desenvolvidas. Sendo bastante importante trazer o público da educação básica para ter esse contato com as atividades (Ensino, Pesquisa e Extensão) desenvolvidas no ensino superior”. A petiana Amanda Marinho declarou: “É muito importante a interação da Universidade com as escolas da cidade, pois um dos papeis da educação superior é contribuir com a sociedade.” Já a petiana Izabelle Barboza “acredita que essa é uma forma de diminuir a distancia entre a educação básica e a superior, incentivando os mesmos a estudarem na sua própria cidade, pois muitos alunos vão fazer o ensino superior em outros locais, talvez, por falta de conhecimento da infraestrutura e ensino de qualidade com professores capacitados”.
Confira mais fotos:
Apresentação do viveiro
Apresentação do Hospital Universitário pela LAVEP