Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Convite: mesa-redonda "Tratamentos em Dependência Química"

Convite: mesa-redonda "Tratamentos em Dependência Química"

Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 09h27

CONVITE mesa redonda20191025092332

O uso de substâncias psicoativas (SPAs) pode levar a diversas consequências prejudiciais à saúde, dentre as quais se destacam o aumento da ocorrência de acidentes de trânsito, violência doméstica, transtornos mentais e outras comorbidades associadas, além de comportamento de risco relacionado a exposição às infecções sexualmente transmissíveis e aumento da mortalidade.

Dentre as substâncias de maior uso estão o álcool, a maconha e o tabaco. Todas com potencial para causar dependência. No cenário mundial, as estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos usaram drogas ilícitas em 2013. No mesmo ano, o álcool foi o responsável por grande parcela de doenças na sociedade e esteve relacionado a 5,9% dos óbitos ocorridos. No Brasil, estima-se que, em 2015, foram consumidos 9,1 litros de álcool puro por pessoa com 15 anos ou mais, evidenciando que o consumo de substâncias psicoativas é feito por indivíduos de diferentes faixas etárias, graus de escolaridade, gêneros e classes econômicas.

Frente a isso, se torna necessária a busca de ajuda para sair dessa situação de dependência e, assim, evitar as consequências deletérias. Nesse sentido, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT/CNPq-UFPI) e a Disciplina: Enfermagem em Saúde Mental, coordenados pela Profa. Dra. Márcia Astrês Fernandes, organizam a mesa-redonda “Tratamentos em Dependência Química", para debater algumas metodologias disponibilizadas para comunidade. A atividade será realizada no dia 30 de outubro (quarta-feira), de 9h30 às 11h30, no Auditório do Departamento de Enfermagem, campus Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí. E contará com a participação especial de entidades e instituições como: Alcoólicos Anônimos (AA), Al-Anon, Programa de Tratamento do Tabagismo (HU-UFPI) e a Associação “Casa do Oleiro”.

O evento será aberto para a comunidade acadêmica (estudantes, professores e servidores) da UFPI, bem como para comunidade externa interessada. Não haverá pagamento de taxas, nem a necessidade de inscrição prévia.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: gepsamtufpi@gmail.