Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Simpósio de Ensino em Parasitologia promoveu Mostra Científica de Pôsteres

I Simpósio de Ensino em Parasitologia promoveu Mostra Científica de Pôsteres

Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h19

Durante a tarde de ontem (24), o I Simpósio de Ensino em Parasitologia realizou um ciclo de apresentação de trabalhos dos alunos e profissionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de outras instituições de ensino. A ocasião foi propícia para discutir o que está sendo produzido na área e, consequentemente, compartilhar conhecimentos com diferentes segmentos da saúde.

Segundo a Profa. Dra. Daniela Reis, coordenadora do evento, a proposta é realizar a discussão sobre metodologias ativas no ensino de Parasitologia. “A ideia é que os estudantes de diferentes áreas da Saúde, Ciências Biológicas e Natureza possam se encontrar e pensar metodologicamente como repassar o conhecimento”, diz. Ela ainda reforça a importância de se produzir Ciência. “Ter uma abordagem científica e, ao mesmo tempo, questionar como é ensinada e como podemos melhorar, é fundamental, já que a Ciência serve de alicerce para tudo”, reconhece a professora.

420191024152308

Profa. Dra. Daniela Reis, coordenadora do evento

Além de permitir que alunos da UFPI apresentem seus trabalhos, o evento dialoga diretamente com outras instituições. Aluno da Facid, Luan Victor Biá participou do Simpósio com a exposição do pôster sobre Sintomalogia da malária por Plasmodium falciparum. Durante sua fala, explicou que a doença é infectoprasitaria e prevalente em países de clima tropical. “No Brasil, ela é comum em regiões de clima amazônico. O objetivo do meu trabalho é descrever os principais sintomas da malária causada por Plasmodium falciparum”, pontua.

120191024152852

Luan Victor Biá em apresentação de trabalho sobre "Sintomalogia da malária por Plasmodium falciparum

Dor de cabeça, vômito, febre alta e persistente (por mais de 48 horas), por exemplo, são alguns dos principais sintomas da malária. Por ser uma doença frequentemente confundida com dengue ou febre amarela, o diagnóstico não é fácil. Ressalta-se que a principal forma de diagnosticar é saber se o paciente esteve em regiões endêmicas.

Evento reforça a importância da produção científica

Espaço de diálogo com diferentes áreas de ensino e pesquisa, o evento destaca a necessidade da produção científica. Presente no ciclo de apresentações, a Profa. Maria Eliete somou forças ao apresentar alguns trabalhos dentro da temática. No começo de sua fala, esclareceu que em qualquer área de serviço pode haver risco de infecção. “A prevenção e controle de infecção, relacionada à assistência à saúde constitui grande desafio para segurança do paciente, já que as mãos são as principais vias para infecção dos mesmos. O profissional precisa fazer a higienização de modo correto. Abrir a torneira para lavar as mãos, sem encostar à pia, e lavar a parte das mãos entre os dedos, fazem parte do passo a passo fundamental para evitar essa transmissão”, frisa a professora.

320191024153332

Profa. Maria Eliete durante apresentação de trabalhos

Acadêmica do 6º período do curso de Nutrição na UFPI, Raniella Borges desenvolve pesquisa sobre “Os possíveis benefícios do uso terapêutico da L-Citrulina em pacientes com calazar: uma revisão de literatura”. Ela explica que o curso clínico da Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar, está diretamente relacionado com a competência imunológica do hospedeiro. “Com isso, quero dizer que a forma como a progressão da doença acontece, vai depender do sistema imunológico, que por sua vez está muito ligado aos aspectos nutricionais”, conta.

Raniella ainda afirma que a citrulina tem efeitos ligados à produção de óxido nítrico e na melhora da função da célula T, assim como na produção de anticorpos. “O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão de publicação que abordasse a imunopatogênese da LV e uso da L-citrulina como promissor farmaconutriente e imunomodulador”, diz a estudante.

Relatando a experiência que teve em uma escola municipal na cidade que mora, Antônio Neto participou do momento de compartilhamento de pesquisas e expôs seu trabalho com a temática “Educação em saúde na escola: uma ação de prevenção à pediculose em uma Escola Municipal de Campo Maior/PI”. Ele informa que a estratégia utilizada foi uma experiência em educação e saúde. “Foi um trabalho com alunos do 1º ao 5º ano, em atividades realizadas por enfermeiros, técnicos e alguns agentes de saúde da região. O objetivo foi conscientizar os alunos e, principalmente, os pais, sobre a prevenção e cuidados com a pediculose, conhecida por muitos como piolhos”, finaliza.

720191024153729

Antônio Neto participante do ciclo de apresentações no Simpósio