Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Novos valores de refeições dos Restaurantes Universitários para servidores em geral e visitantes

Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 08h30

A partir do dia 01 de novembro de 2019 ocorrerão mudanças nos valores das taxas de alimentação nos Restaurantes Universitários (RU's) de toda a Universidade Federal do Piauí (UFPI), para servidores em geral (docentes, técnico-administrativos e terceirizados), bem como para os visitantes. O reajuste ocorrerá para se adequar às exigências legais (cumprindo Ofício Circular Nº 1/2019/DIFES/SESU/SESU-MEC, de 30 de julho de 2019 e o Acórdão 1464/2019-TCU-Plenário).

As novas taxas foram discutidas e aprovadas pelo Conselho de Administração da UFPI. As taxas atualmente aplicadas para servidores tiveram seu último reajuste no ano 2000, estando há 19 anos sem sofrer alteração.

Os estudantes da UFPI permanecerão com acesso garantido, mantendo-se os valores atualmente vigentes. Para o público-alvo do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que são os estudantes com comprovada vulnerabilidade, está resguardada a Isenção da Taxa de Alimentação – ITA (Edital 10/2019 – PRAEC/UFPI, disponível no endereço eletrônico https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Edital_n%C2%BA_10.2019_APEC_AC_ITA20190517160548.pdf).

As inscrições para ter direito à ITA são de fluxo contínuo, e podem ser realizadas a qualquer tempo no site https://nae.ufpi.br.

Segundo a Profa. Dra. Adriana Paiva, Pró-Reitora da PRAEC – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, “o reajuste não visa obter lucro com a arrecadação, visto que será cobrado o valor de custo da refeição; a mudança é uma necessidade do ponto de vista legal”. Além disso, a Pró-Reitora coloca que “os servidores da UFPI já recebem auxílio para a alimentação mensalmente. Já o Restaurante Universitário é financiado principalmente com recurso do PNAES, e desta forma deve priorizar o atendimento aos estudantes, em especial, os que estejam em condição de vulnerabilidade, sendo uma das mais importantes ferramentas que dispomos na busca pela garantia da permanência e diplomação de nossos estudantes”.

Como ficarão as taxas?

Tabela 1. Taxas e valores das refeições dos Restaurantes Universitários da UFPI, de 01 de novembro de 2019 a 31 de dezembro de 2019.

Item

Taxas

1

Estudante do ensino médio técnico presencial, estudante de graduação morador das residências universitárias e estudante beneficiado pela Isenção da Taxa de Alimentação (ITA).

0,0

2

Estudante de graduação e de pós-graduação regularmente matriculado na UFPI.

0,80

3

Servidor ativo da UFPI, servidor da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH/Teresina, funcionários terceirizados dos contratos contínuos da UFPI e outros funcionários de empresas parceiras inseridas nos campi da UFPI.

4,00

4

Visitante 1 (profissional de outra instituição e aluno de escola privada, inscrito em eventos científicos e acadêmicos da UFPI).

4,00

5

Visitante 2 (aluno de curso de extensão da UFPI e estudante de escola pública inscrito em eventos científicos e acadêmicos da UFPI).

3,00

Tabela 2. Taxas e valores das refeições dos Restaurantes Universitários da UFPI, a partir de 01 de janeiro de 2020

Item

Taxas

1

0,0

2

Estudante de graduação e de pós-graduação regularmente matriculado na UFPI.

0,80

3