Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI torna-se referência internacional em área médica

Professor da UFPI torna-se referência internacional em área médica

O professor do Departamento de Clínica Geral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr. Avelar Alves da Silva, que teve sua tese de doutorado, Fatores de Risco e Análise do Impacto nos Enxertos e Receptores de Transplante Renal com Leishmaniose Visceral, publicada na revista Transplantation, principal periódico que trata de transplantes nos Estados Unidos da América e na Europa, está colhendo os frutos da repercussão do seu trabalho.

Com menos de três meses da publicação da tese, apresentada no programa de PG em Nefrologia da UNIFESP (conceito CAPES 7), o professor já recebeu inúmeros convites para a participação em Congressos e publicação em revistas nacionais e internacionais. Dentre eles está o convite para proferir palestra sobre leishmaniose em transplantados renais no Congresso Brasileiro de Transplantes de Órgãos de Tecidos, promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Tecidos (ABTO), que será realizado em outubro, no Rio de Janeiro; o convite para ser revisor da revista internacional American Journal of Transplantation; além do convite para ser conferencista do International Congress on Bacteriology and Infectious Diseases, que se realizará no período de 20 a 22 de novembro, em Baltimore, USA.

"A publicação desse artigo inédito, em uma revista com um grau de articulação tão amplo, como a Transplantition, permitiu que o nosso trabalho se tornasse conhecido no mundo inteiro. Com o convite da American Journal of Transplantation, nós entramos para o rol dos revisores da revista, o que é academicamente algo muito importante. Tudo que for publicado sobre o assunto terá passado pela nossa avaliação", explica o professor.

Isso demonstra a relevância do trabalho desenvolvido pelo professor Avelar, e a repercussão atingida, tanto a nível nacional quanto internacional, o que o transforma na maior referência quando se trata do assunto.

Dos 66 artigos mundialmente publicados sobre leishmaniose em transplantados renais, o artigo do professor Avelar é o de maior completude e expressividade, graças à excelência do trabalho e ao grande número de casos recolhidos. A tese apresentada pelo professor piauiense traz importantes conclusões para a comunidade acadêmica e sociedade civil, pois identifica os fatores de risco para a doença, bem como a evolução e tratamento da mesma nesta população de pacientes com baixa imunidade.

"Essa referência mundial nos traz uma sensação de gratidão e de conforto, pois você passa a ser reconhecido pelo seu trabalho. A grande mensagem que eu deixo é que mais importante que publicar, é publicar bem, com publicações que contenham fator de impacto e que sejam capazes de se tornar referência na sua área", afirma.